Dia desses, passando pelo Taboão, não o Taboão da Serra, mas o nosso Taboão da região norte de Curitiba, um cidadão voltou no tempo. Por conta do futebol. Entre os times profissionais, ainda tínhamos na capital o Ferroviário, o Água Verde e, graças ao bairro do Taboão, o Primavera – Clube Atlético Primavera.
O CAP surgiu no dia 20 de dezembro de 1930. Fundadores: João Loprete Frega (que daria nome ao estádio a partir de 1940), Bôrtolo Gava, Máximo Zeni, Vitório Bevervanso, Antônio Lago, entre outros abnegados esportistas.
Era tricolor, o tricolor do Taboão: na camisa, listras verticais, o verde, o preto e o branco. Calção preto.
Bons resultados obtidos na suburbana levaram o Primavera a pleitear a divisão profissional, em 1961. Não foi bem na estreia, em abril daquele ano: levou de 5 a 1 do Operário, em Ponta Grossa. E amargou um nono lugar na classificação final do campeonato.
Em 1969, com José Pedroso de Morais (aquele mesmo da empresa Móveis Pedroso) na presidência, o clube abriu mão do campeonato paranaense.
A ponte e a garagem
Ainda do simpático Primavera. Alguns jovens torcedores (jovens na época, por supuesto) não esquecem a famosa “ponte aérea” do Taboão. Explica-se: como não havia um portão no alambrado, para adentrar e deixar o gramado os jogadores recorriam a uma estreita ponte que transpunha a cerca. Obra de engenharia que ficou famosa como ponte aérea.
Há quem se recorde também, coisas do futebol, de um episódio hilário no Estádio Loprete Prega. Como a arquibancada, rasteira, de poucos degraus, ficava muito próxima do campo, quem mais sofria era o bandeirinha. Bafo na nuca. Permanente, 90 minutos. Certa feita, a torcida pegava no pé do dito cujo, que estaria prejudicando o dono da casa. E, depois dos xingamentos de praxe (“ladrão”, “gato”, “gaveteiro”), o bandeirinha, baixote e gordo, foi brindado com um comentário, para dizer o mínimo, deveras desconcertante:
– Aí, garagem de sapo!
Todo mundo, fora e dentro de campo, ficou mudo, caladão, mas logo em seguida caiu na gargalhada.
ENQUANTO ISSO…
Racha político no Maranhão chega ao STF com suspeitas sobre assessores de Dino
Governo entrega PEC da Segurança Pública para Motta, que dará prioridade ao tema
Tarifaço aumenta rejeição a Trump e EUA entre brasileiros, diz pesquisa
Suprema Corte dos EUA derruba bloqueio à deportação de criminosos venezuelanos