No Luzitano com Z, de olho na TV, acompanhando Botafogo de Ribeirão Preto x Mirassol, na semana passada, houve quem ficasse intrigado com um painel eletrônico do Estádio Santa Cruz. Não pelo painel, de grande porte, mas pela mensagem:
– Botafogo RP campeão brasileiro da Série D.
Tratava-se, por supuesto, daquele torcedor que acha uma vergonha (a ser deletada para todo sempre) disputar a Série B. Que dirá, então, a Série D…
Muito pelo contrário, já que o importe é competir com fair play e encarar o que for preciso. No caso, trata-se da queda e ascensão um clube respeitado não apenas no Brasil. E com uma história quase centenária. Na sala de troféus, o título de campeão da Série D faz parte, “com muito orgulho, com muito amor, dos nossos títulos mais importantes”, como destaca o site oficial do Botafogo.
Fundado no dia 12 de outubro de 1918, o clube inaugurou o Estádio Santa Cruz no dia 21 de janeiro de 1968, com capacidade para 29.300 torcedores. Na ocasião, o Botafogo Futebol Clube, ou Botafogo de Ribeirão Preto, meteu 6×2 na Seleção da Romênia.
E, quanto ao descenso, vale lembrar que, a exemplo da crase, a Série D não foi feita para humilhar ninguém, como diria Ferreira Gullar. Muito pelo contrário.
ENQUANTO ISSO…