O nome do canal da Euronews já diz tudo: No Comments. Beronha não entendeu.
– Meu inglês é bostoniano. E não que seja de Boston – desculpou-se nosso anti-herói de plantão.
Natureza Morta explicou, então, que se trata de “Sem Cometários”, embora numa emissora noticiosa, 24 horas por dia. Aí, quem não entendeu foi o professor Afronsius:
– Como é?
Admirável mundo novo
Está na coluna de Nirlando Beirão, “Estilo”, na revista CartaCapital: a tevê noticiosa do futuro, como ele classifica, já pode ter nascido com o canal recém-aberto pela Euronews. E explica: exibe apenas imagens – filmes e curtas legendas (em inglês).
“Os filmes trazem sons incidentais – explosões na fronteira síria ou em Damasco; o crepitar das lavas escorrendo da cratera do vulcão Etna, ora em erupção; sussurros numa exposição de arte pop, mas zero de narrativa e nenhum comentário”.
Futebol e a “superficialidade profunda”
Para o jornalista, “na civilização, às vezes pouco civilizada, das imagens copiosas, o que se vê e se percebe ganha muito mais relevância do que se ouve e se entende”.
E, é claro, pula para as transmissões (nossas) de futebol: “A esperança imediata é que os entreveros do futebol possam vir desacompanhados das exaltações cívicas e das platitudes de certos comentaristas”.
Nirlando refere-se também aos períodos eleitorais, com “a praga dos profissionais do óbvio”, com “aquela atitude que os franceses batizaram de a superficialidade profunda”.
Vamos ter de esperar sentados
Beronha achou “muito bacana” a palavra platitude, mas quis saber do que se tratava:
– Uma engazopação. Comentário à primeira vista inteligente, porém banal, dispensável. Platitude, substantivo feminino: qualidade do que é banal, monótono, trivial; caráter do que possui qualidade medíocre, sem expressão – disparou o professor Afronsius, depois de recorrer ao dicionário, por supuesto.
– Ah, a má notícia: o “Sem Comentários” não tem previsão de chegada ao Brasil.
Ao saber disso, no Bar VIP, a turma que acompanha futebol ensaiou uma vaia.
ENQUANTO ISSO…
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano