Depois do amistoso Amigos do Messi x Resto do Mundo, a pergunta, inevitável, no Bar VIP: qual foi o placar de Amigos do Messi x Restolho do Mundo da Vila Piroquinha?
Não se sabe. O que se sabe é que a pugna não terminou. Quebrou o maior pau já aos 15 minutos do primeiro tempo. Segundo Beronha, nosso enviado especial, não havia muitos amigos na disputa. E até porque o nosso Messi, na verdade Messias, o da quitanda de verduras, adentrou ao gramado já meio chumbado, pé redondo. Nada de novo. Ou excepcional.
Trabalho e trabalho a longo prazo
Igualmente não causou surpresa a demissão do técnico Ricardo Drubscky, mas, desta vez, a notícia deu vazão a algumas dúvidas. Professor Afronsius, que é atleticano e sempre apostou no trabalho a longo prazo, não gostou muito.
– É preciso dar tempo ao tempo, principalmente no futebol.
Natureza Morta, embora mal refeito do jogo contra os Amigos do Messi(as) – atuou como auxiliar do boteco que vendia cerveja junto à linha de fundo, dos dois gols, e nas laterais – rebateu na hora:
– Nem sempre longevidade num cargo é algo positivo. Basta ver o caso de um dos técnicos recordistas: João Carlos dos Santos. Permaneceu por 12 anos e três meses no posto. O máximo que conseguiu foi o título de “pior time do mundo”, para o Íbis, de Pernambuco. Saiu em 1983, aliás, foi internado numa clínica para dependentes alcoólicos, pelo que consta.
Beronha, por sua vez, por uma questão de excesso de consoantes e a quase ausência de vogais, lamentou a saída de Ricardo Drubscky:
– Logo agora que eu tinha conseguido aprender a pronunciar corretamente o sobrenome dele. Antes, não passava do Drubs… A língua se enrolava toda.
O tempo e o vento (ruim)
Para a prorrogação do bate-papo, Natureza citou dois casos em que não deu nada certo a longa vida no cargo.
Salazar, por exemplo. Antônio de Oliveira Salazar ficou no poder em Portugal por 40 anos. E deu no que deu. Franco, o generalíssimo Francisco Franco, quase chegou lá.
Aliás, quando morreu, em 1975, aos 82 anos, seu corpo foi levado de trem para o Vale dos Caídos, ou Abadia da Santa Cruz do Vale dos Caídos.
Quando o trem chegou à estação, um velho anarquista comentou com um parceiro de Guerra Civil:
– Este trem está atrasado 39 anos…
ENQUANTO ISSO…