| Foto:

Como parece que o frio e a chuva resolveram montar acampamento em Curitiba, o solitário da Vila Piroquinha trocou o chá das 5 pelo quentão das 8. Beronha adorou.
– Principalmente quando é quentão de vinho…
No último encontro com o nosso anti-herói de plantão, Natureza Morta comentou os efeitos da baixa temperatura, positivos para eliminar germes e bactérias, e colocar a leitura em dia.

CARREGANDO :)

João Sem Medo

Entre os livros que leu recentemente está João Saldanha – Uma vida em jogo, de André Iki Siqueira, lançado pela Cia. Editora Nacional.
Um belo e empolgante documentário sobre os 73 anos de vida de João Alves Jobim Saldanha, gaúcho do Alegrete e atleticano.
Quando veio para Curitiba, os fundos da casa em que João foi morar davam para “o território do Atlético Paranaense, que estava começando nessa época”.
O Clube Atlético Paranaense foi fundado em 1924, acrescenta Natureza.
Um dia, João foi conhecer o campo do Atlético. Passou a ir todos os dias.
– Fui lá ver como era e acabei escalado no Filhotes do Atlético.
Depois de ter vestido a camisa e defendido o clube paranaense, João adotou o time. “Passei a torcer pelo Atlético e a gostar de futebol”, confessaria mais tarde.

Publicidade

Um mistério

Observador arguto e mui mala Natureza ficou intrigado. No livro, ao descrever o local, João fala da Rua Iguaçu, “que vai lá para os lados de Água Negra”. Água Negra? Não seria Água Verde? Ou Água Negra virou Água Verde tempos depois?
Apesar das pesquisas encetadas pelo solitário da Vila Piroquinha, a dúvida perdurou. Segundo fontes e publicações da prefeitura de Curitiba, não há registro de Água Negra.
Há, isso sim, o registro da presença de algas, “que formavam massas verdes e davam uma coloração esverdeada à água doce”, o que levou os antigos moradores da região a batizar o rio que cortava suas fazendas e chácaras com o nome de Água Verde.
O rio Água Verde foi a fonte inspiradora para o nome do bairro. Antes, a região era chamada de Colônia Dantas, já que ali residiam, a partir de 1.888, inúmeras famílias italianas.
Comentário de Beronha:
– Afinal, apontado hoje na Vikipédia, a tal enciclopédia livre, como um bairro conhecido “por ser símbolo do glamour e requinte” do curitibano, ficaria muito suburbano, ou off-Broadway, ser chamado de Água Negra…
Natureza foi forçado a concordar: o Bigorrilho não virou Champagnat?

ENQUANTO ISSO…