Na falta de futebol ao vivo na televisão, o pessoal que frequenta o Bar VIP da Vila Piroquinha desviou o foco das conversas, centrando-se na Mega-Sena da Virada. Como o assunto pouco rendeu, não indo além do manjadíssimo “o que eu faria com tantos milhões”, o bate-papo mudou. E, por incrível que possa parecer, caiu na reforma ortográfica. Como se sabe, o início da obrigatoriedade do uso do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi adiado por mais três anos. Beronha comemorou: – Ufa! Beleza. Ganhei mais tempo para tentar aprender o português de antes de antes da reforma ortográfica. Que treco complicado…
O vazio, a eficácia e a eficiência
Vai daí que a conversa só esquentou quando, na telona da TV, apareceu a chamada de uma matéria policial: “Polícia esvazia apartamentos vazios para caçar traficantes”. – Esvazia apartamentos vazios? Se eles estavam vazios… – comentou alguém. – Pleonasmo, redundância! – reagiram outros frequentadores do boteco, com a ira digna de um membro da Academia Brasileira de Letras. Serenados os ânimos, outro frequentador provocou: – E o correto é dizer que determinada coisa é eficaz ou eficiente? Branco geral, até que Rosbife, dono do nobre estabelecimento, interveio, sacando de trás do balcão um ensebado dicionário.
Vamos por partes (ou vocábulos)
Diante do silêncio da plateia (professor Afronsius achou que ele iria brandir um taco de beisebol), Rosbife, solene e compenetrado, dirimiu a dúvida: – Atenção, olho no lance. Eficiência, SF, ou, simplificando pra vocês, substantivo feminino: ação, força, virtude de produzir um efeito. Eficaz: adjetivo, que produz efeito desejado. Eficiente: adjetivo, o mesmo que eficaz. Eficácia: substantivo feminino, qualidade ou propriedade de eficaz.
Hora de botar a viola no saco
Quando virou e avançou nas páginas – para etimologia e semântica -, Beronha e o professor Afronsius trataram de pagar a conta e bater em retirada. A caminho de casa, nosso anti-herói de plantão não resistiu: – O que ele iria dizer? – Etimologia é o estudo da origem das palavras. Semântica é o estudo das mudanças ou trasladações sofridas pela significação das palavras. Tá ligado? – disparou professor Afronsius. – Agora é que não estou entendendo mais nada… Ainda estou decifrando o tal do número perfeito.
ENQUANTO ISSO…