Embora tenha sido inventado em 1834, no Canadá, e faça parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde 1920, o hóquei sobre o gelo continua um ilustre desconhecido no Brasil. Muito mais que o futebol americano ou o beisebol.
Vai daí o espanto de muita gente quando pintou na TV do Luzitano com Z a partida entre o NYI x Boston B, na segunda-feira. E haja paciência do Flávio Stege para explicar que se tratava do New York Islanders contra o Boston Bruins. E mais: são seis jogadores em cada time (5 na linha de ataque e um no gol, por supuesto) disputando a posse de um pequeno disco de metal (puck) para acertá-lo no gol. Disco de metal, mais tarde disco de borracha vulcanizada. Tudo em altíssima velocidade, tanto que o puck chega a atingir 160 quilômetros por hora. E a possibilidade de ir substituindo os atletas incrementa a sensação de rapidez no jogo, já que, ao contrário do beisebol e do basquete, a partida não é interrompida. É um entra e sai, vapt-vupt. E a arbitragem utiliza um apito.
As primeiras tacadas
Quanto à origem do hóquei no gelo, há duas versões. Segundo a Seção Achados&Perdidos, exclusiva do blog, uma delas dá como ponto de partida a Escócia, quando de uma adaptação de um outro jogo, o Hurley, fazendo surgir o ice hurley. A segunda é de que o esporte surgiu no Canadá.
Nos EUA, a pista de hóquei sobre o gelo tem 61 metros de comprimento por 26 metros de largura. Em outros países, mede 60 metros por 30 de largura. A partida dura 60 minutos, divididos em 3 tempos de 20 minutos. No caso de empate, temos mais cinco minutos. Vence quem pontuar primeiro. O disco é de borracha vulcanizada e mede 7,6 centímetros de diâmetro, com 2,5 centímetros de espessura.
Para tornar os tacos mais leves, eles são fabricados com um material utilizado na confecção de coletes à prova de bala e carbono. A vestimenta dos jogadores também é especial, para amortecer choques ou pancadas.
Aí, no bar, alguém quis saber:
– E quanto foi o jogo?
– Não sei, tive que ir embora no meio da partida. Pro meu estado etílico o piso já estava muito escorregadio, embora não fosse de gelo…
ENQUANTO ISSO…
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião