Para quem ainda acha que o Brasil é só futebol (em matéria de esporte), cabe lembrar que temos – e em plena ascensão – o rúgbi, aquele jogo (ainda) estranho para muitos. Muito estranho. Mas, como o futebol, ele chegou ao Brasil graças aos ingleses. Mais precisamente pelas mãos (e pelos pés) de Charles Miller, exatamente ele.
Basta consultar, por exemplo, o Portal do Rugby – www.portaldorugby.com.br – para ficar sabendo que, em 1888, com a fundação do São Paulo Athletic Club, o rúgbi passou a ser praticado entre seus associados. “Entretanto, foi apenas em 1895 que o clube fundou sua primeira equipe”. O idealizador foi Charles Miller, o mesmo que organizou o primeiro time de futebol do Brasil. A equipe foi descontinuada (sic) em 1896, quando Miller passou a se dedicar apenas ao futebol”.
Tempos do “football”
Tomás Mazzoni, no livro História do Futebol no Brasil (Edições Leia, 1950), “aponta que o primeiro clube exclusivamente voltado para o rúgbi (e, para qualquer forma, de football) fundado no Brasil foi o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, em 1891, no Rio de Janeiro. Mas a equipe não teve continuidade”.
A quem interessar possa
Existem duas formas de rugby: o Rugby Union e o Rugby League, com regras diferentes. O termo rúgbi é o correto no país, ao passo que râguebi é usado em Portugal.
A forma do Rugby Union é a mais difundida ao redor do mundo, e é praticada no Brasil. Existem duas modalidades principais do Rugby Union: a tradicional com 15 jogadores de cada lado (XV ou 15-a-side) e a modalidade reduzida do Seven-a-Side (Seven, Sevens ou 7s), disputada com as mesmas regras, com apenas pequenas variações.
A bola não é só redonda
Ainda do site acima citado. A bola de rúgbi é de formato oval, varia de 28,0 cm a 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversal de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 a 460 gramas.
“O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros, e não há um mínimo determinado. A superfície é preferencialmente de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente ofereçam condições para tal. Não é permitido jogar em uma superfície dura permanente, como concreto ou asfalto”.
Para quem ainda acredita ser improvável o país do futebol conviver com o rúgbi, professor Afronsius citou algo definitivo, o Aurelião. Ou, pai dos burros. Está lá, no Dicionário do Aurélio:
– Rúgbi, do inglês rugby, sm. Esport. Jogo com duas equipes de 15 jogadores, em que uma bola oval deve ser levada, com os pés ou com as mãos, até o gol adversário (em forma de H), vencendo quem marcar o maior número de pontos (sic).
Todos ao jogo, ou aos jogos, portanto.
ENQUANTO ISSO…