A empresa de consultoria esportiva Pluri, responsável por um estudo sobre as médias de público no futebol mundial, apontou as maiores torcidas femininas do Brasil. Expectativa. A torcida do Atlético tem 520 mil mulheres, segundo a pesquisa. E supera a do Coritiba.
Ao comentar a notícia, Natureza Morta e o professor Afronsius citaram um belo registro dessa paixão. O livro “Dez atleticanas e uma fanática”, de Antônia Schwinden, 2008.
Folheando o livro
“Costurando depoimentos calorosos, como um meia-armador habilidoso, aparece a articulação textual e lúdica da autora”, como bem sublinha Lígia Negri, na apresentação da obra.
Importante, também: “É um livro para aficionados, certamente, seja do time seja do esporte, de qualquer forma uma leitura prazerosa. Um gol de letra”.
Como nasceu o livro: Antônia conta que, num sábado de tarde fria e chuvosa, na velha Baixada, jogo pachorrento, com o árbitro visivelmente disposto a sair de campo com um empate, o Atlético vai ao ataque e, no “perigo de gol”, o bandeirinha marca impedimento.
– Duas moças se levantam e num dueto afinadíssimo gritam: Cooorno!
Muitos riem e um rapaz comenta baixinho com outro: “É, as mulheres estão torcendo assim”. Minha ficha caiu no ato. Ao final do jogo eu tinha arranjado assunto para um livro.
A vela de dona Gessy
Entre as histórias, a de dona Gessy Cardoso de Souza. Para o Atlético ser campeão brasileiro, ela prometeu levar uma vela para Nossa Senhora, em Aparecida do Norte.
“Uma vela do meu tamanho (1 metro e 48 cm). E levei. Fui de ônibus porque não sabia como é que ia ser levar de carro aquela vela. Paguei a promessa vestida com a camisa do Atlético”.
Ranking nacional
Voltando ao levantamento da Pluri: realizado em janeiro, em 144 cidades de 23 estados, apontou que a torcida feminina do rubro-negro ocupa a 17.ª colocação no ranking. As atleticanas representam 43,7% do total de torcedores rubro-negros, logo à frente do Coritiba, com 440 mil torcedoras.
Pelo levantamento, existem 98,2 milhões de mulheres no Brasil – 68,9% delas torcem para algum time de futebol, ou seja, somam 67,7 milhões.
O Flamengo lidera a preferência feminina, mas os times de São Paulo possuem mais torcedoras do que os cariocas.
Flamengo – 14,13 milhões (48,4%); Corinthians – 11,75 milhões (46,8%); São Paulo – 6,95 milhões (43,0%) e Palmeiras – 3,95 milhões (32,2%).
Apito final
Questão de alta relevância levantada por Beronha:
– No caso de um concurso para escolher a mais bela torcedora num Atletiba, o clássico certamente terminaria empatado.
Professor Afronsius e Natureza concordaram com o nosso anti-herói de plantão.
ENQUANTO ISSO…
Deixe sua opinião