Carro novo, todo mundo quer dar uma voltinha. Foi nesse embalo que o professor Afronsius, vizinho de cerca (viva) de Natureza Morta, deixou-se levar até um reluzente vermelhão da linha Santa Cândida – Capão Raso.
– Sem pretender fazer trocadilho, o ônibus é bem articulado – comentou no retorno, meio amassado, é verdade, já que embarcou no chamado horário de pico.
– Do jeito que Curitiba vem crescendo, ou inchando, todo o horário virou horário de pico – emendou o solitário da Vila Piroquinha.
Os “imexíveis”
Reza e alardeia a propaganda oficial que Curitiba vai ganhar 544 ônibus zero quilômetro, ou seja, 29% dos 1.915 veículos da frota da Rede Integrada de Transporte. Os primeiros já estão circulando.
Os problemas, no entanto, continuam os mesmos: tem gente que insiste em ficar postado junto às portas, impedindo a passagem. Apesar dos apelos, pisões e algumas peitadas.
– É o tranca-rua. O cidadão vai descer no ponto final, mas insiste em viajar ali, paradão feito guarda do Palácio de Buckingham.
Imexível, segundo Beronha, lembrando aquele ex-ministro para quem “cachorro também é gente”.
– Nesse ponto, diante do atual tratamento dispensado aos cães, até que o Magri foi profético – atalhou Natureza.
Há mais coisas que incomodam. Para cumprir o horário, o motorista é obrigado a acelerar e, volta e meia, forçado a uma freada brusca. Dirigindo um veículo 3 emendas.
– Strike. É o boliche strike. Vai todo mundo pro chão.
O professor Afronsius reclamou ainda das madames com bolsas imensas e da turma das mochilas de alpinista – tamanho família.
– O que eu levei de bolsadas e mochiladas…
Ah, e tem os tubos
Por fim, encerrando o rosário de queixas e reclamações, temos os tubos. Nas estações intermediárias, eles se tornaram totalmente superados, e o problema se agravou com a chegada dos novos ônibus. Uma portinha de acesso, uma de embarque e apenas uma saída.
A frota do Inter 2, excluindo o Expresso, é a mais carregada do sistema, com 77 mil passageiros por dia. Dá para imaginar os transtornos.
Segundo a seção Achados&Perdidos, exclusiva do blog, a Rede Integrada de Transporte atende Curitiba e 13 municípios da região metropolitana. Recebe por dia 2,3 milhões de passageiros, em 350 linhas. No total, são 81 quilômetros de canaletas, 30 terminais (21 urbanos e nove metropolitanos) e 364 estações tubo. Somados, os ônibus percorrem por dia 490 mil quilômetros em 21 mil viagens.
Beronha:
– Ufa! Vou no pé dois mesmo. E chego antes do metrô.
ENQUANTO ISSO…