Além de minhoca, pelo que consta, Beronha tem algo mais na cabeça, pelo que também consta. Por obra e maldade de alguém, ele encasquetou que o seu futuro está no mercado financeiro.
Assim, para quem está decidido a ingressar no cipoal financeiro, o primeiro passo, além, é claro, de dispor de algum numerário, é recorrer a um dicionário. Até porque o risco, já que todo o negócio implica nisso, é ficar perdido no meio de tantas siglas, algumas sinistras, caso de congestão, contango, CNB e stress. E, entre PAM, PPI, PAC e PAT, talvez o melhor seja ficar com Carimbador Maluco, do Raul Seixas: Plunct Plact Zum.
Passo a passo – até o cadafalso
Para o pontapé inicial, professor Afronsius e Natureza Morta presentearam nosso anti-herói de plantão com um exemplar do Dicionário de Termos Financeiros, Santander Banespa, escrito, compilado e organizado por Luiz Fernando Rudge.
– Belê – agradeceu Beronha.
Dias depois, eis que ele reaparece, senhor de si, cheio de empáfia:
– Congestão: jargão de análise técnica – intervalo de preços em que determinado ativo estaciona por um período de tempo mais prolongado.
– Contango: reflexo do custo de carregar uma commodity em operações de mercado futuro.
– Commodity, ver mercadoria. Mercadoria: bem primário em estado bruto, produzido em escala mundial e com características físicas homogêneas (café, açúcar, soja, algodão etc), cujo preço é determinado pela oferta e procura internacional.
– Merval (epa!): Índice que reflete a variação das ações na Bolsa de Valores de Buenos Aires.
– CNB? Essa é fácil: Comissão Nacional dos Bispos… – intervém Natureza.
– Errou! Errrroouu! CNB Comissão Nacional de Bolsas.
Mudando o percurso
Ao chegar na letra S, Beronha topou com stress. Isso mesmo.
– Stress: doença caracterizada por reações fisiológicas a um ambiente hostil, especialmente no local de trabalho.
Aí, decidiu alterar seus planos para o futuro:
– Exatamente, stress. E é por isso, para conservar a cuca sadia, que eu mantenho e pretendo manter recomendável distância (médica) do trabalho. Ou para livrar a cara do estoque da dívida. Explicar-me-ei melhor: estoque da dívida, conforme o dicionário, é o valor da vida, ou da dívida, em determinado momento.
Depois de se referir a PAM, PAC, PAT, ou seja, Posto de Atendimento de Microcrédito, Cooperativo e o de Atendimento Transitório, sem esquecer do PPI dos EUA (Producer Price Index), do split, spot, spread, optou pelo Carimbador Maluco, de Raul Seixas:
– 5… 4… 3… 2…
– Parem! Esperem aí.
Onde é que vocês pensam que vão?
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!!
Isto posto, Beronha encerrou o expediente e tratou de afofar o pelo.
ENQUANTO ISSO…