| Foto:

Sob a batuta do quarterback Peyton Manning, o Denver Broncos faturou o terceiro Super Bowl de sua história. No Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia, o Broncos derrotou o Carolina Panthers por 24 a 10. E o futebol americano, mais uma vez, dominou a audiência em todo o mundo. E dando show.

CARREGANDO :)

Mas, como muita gente ainda, ainda, reclama (“não entendo esse jogo”), a Agência Brasil, na véspera da decisão, cumpriu o papel da imprensa, o de bem informar. Ao noticiar a decisão do Super Bowl, publicou uma segunda matéria, também assinada por Marcelo Brandão: Entenda o futebol americano.

– O futebol americano é um jogo de conquista de território. Cada time tem quatro jogadas para avançar dez jardas (9,14 metros) com a bola. Caso avance, ganha direito a mais quatro jogadas e assim por diante. Caso não consiga, devolve a bola para o time adversário, que terá sua oportunidade de atacar.

Publicidade

Cada time conta com 11 jogadores titulares de ataque e 11 de defesa. O quarterback é uma espécie de “camisa 10” do time. É das mãos dele que sai a maioria das jogadas de ataque, seja lançando a bola para outros jogadores ou entregando nas mãos de um companheiro para uma corrida. Em algumas jogadas, ele mesmo corre com a bola.

A principal pontuação do jogo é o touchdown e vale seis pontos. Um touchdown acontece quando um jogador recebe a bola no fundo do campo adversário ou corre com ela até lá (local chamado de “end zone”). Após o touchdown, o time tem direito a tentar um ponto extra, chutando a bola no meio das traves. O time também pode tentar uma conversão de dois pontos, através de uma jogada normal de ataque a partir da linha de duas jardas, passando ou correndo com a bola até a end zone.

Outra pontuação recorrente nas partidas é o field goal. É um chute executado pelo kicker, jogador que só entra em campo em situações de chute. O field goal rende três pontos ao time se a bola chutada passar pelo meio das traves no fundo do campo. Após uma pontuação, a bola é devolvida ao adversário, para que ele inicie sua campanha de ataque.

Existem várias situações caracterizadas como falta no futebol americano. Dentre elas estão agarrar a grade do capacete do adversário, atingir o adversário “cabeça com cabeça” ou acertá-lo após o término da jogada.

Professor Afronsius leu, agradeceu, copiou e arquivou o texto.

Publicidade

– Quando alguém disser que não entende esse tal jogo, passo-lhe uma cópia. Não precisarei mais dar o recado: consulte o Flavio Stege Júnior, o underdog do Luzitano com Z.

ENQUANTO ISSO…

 

 

Publicidade