| Foto:

Deu na Agência Brasil: o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, assinou três decretos para alterar a chamada “lei do silêncio” e instituir novas regras para o “conforto acústico em Brasília”. Com isso, pretende reduzir a burocracia na liberação de alvarás para estabelecimentos comerciais que executam músicas, por aparelhos sonoros ou ao vivo, e a criação de câmaras de conciliação para atuar como intermediárias na resolução de eventuais conflitos entre moradores e os estabelecimentos.

CARREGANDO :)

Um curitibano que já morou em Brasília ficou preocupado:

– Só espero que não enquadrem as cigarras…

Publicidade

Explicando: as cigarras foram ampliando seu espaço e já estão em toda cidade, não mais confinadas ao Plano Piloto. E marcam sua presença pelo canto. É, ou era, uma das características da capital federal. Pressentindo tempestade, o inseto boca na boca no trombone. Mais: apenas quando a umidade do ar fica mais elevada e há água, o inseto se reproduz. E é nesse momento que as cigarras adultas cantam. O canto da cigarra tem o objetivo de atrair o parceiro.

Segundo uma entrevista de Cristiane Pujol, professora de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília (UCB), concedida ao Correio Braziliense, “o barulho estridente é do macho. A fêmea canta mais baixo. Como a fase adulta dura muito pouco, aproximadamente dois meses, a cigarra copula, bota os ovos e, depois, ela e o macho morrem”.

Som estridente chega a 120 decibéis

A capital parece (ou parecia) ser o lugar preferido das cigarras. “Pesquisadores encontraram mais de 10 tipos de cigarra no Distrito Federal. É uma particularidade da cidade, há uma diversidade muito grande”, segundo a bióloga. “O Plano Piloto é arborizado, o que facilita a aparição de insetos. Então vem esse barulho que chega a ser insuportável. Em outras cidades não tem tanta cigarra. É uma característica muito particular.”

– Artrópodes são animais invertebrados, caracterizados por corpo segmentado, membros locomotores articulados em número par e exoesqueleto quitinoso. Crustáceos, insetos, diplópodes, quilópodes e aracnídeos são as principais classes componentes.

Publicidade

As cigarras produzem o som bastante estridente, chegando a atingir 120 decibéis facilmente (as mais robustas), mas, algumas de menor porte, cantam com tamanha agudez que o som não é percebido pelo ouvido humano. Entretanto, cachorros e outros animais uivam de dor quando captam esse canto.

Como a lei dos homens não revoga as leis da natureza, lembrando o professor Sérgio Ahrens, que as cigarras continuem na sua.

ENQUANTO ISSO…

 

Publicidade