Sobre a queda de braço entre a diretoria do Atlético e a Fanáticos. Principal torcida organizada do Atleticon, a TOF foi fundada em outubro de 1977. E não parou de crescer. Como conta o site não oficial furacão. com, “suas faixas, caveiras e a bateria são fundamentais para deixar a festa mais bonita e empurrar o time rumo às conquistas”. Surgiu após a extinção do ETA (Esquadrão da Torcida Atleticana).
Pioneirismo em campo
Ainda do site rubro-negro:
– O primeiro time do futebol paranaense a contar com uma torcida uniformizada foi o Atlético. O fato ocorreu em 1946. Cerca de 200 torcedores atleticanos formaram uma “charanga” para acompanhar o clássico contra o Ferroviário, disputado em 24.11.1946.
– Em 1968, uma bandeira do Atlético deu início a uma acirrada disputa entre muitas torcidas do Brasil. Naquele ano, quando o futebol paranaense atingia seu auge, a Nação Atleticana exibiu com muito orgulho uma bandeira de 450 metros quadrados. Porém, no ano seguinte, o rival Coritiba fez uma maior. E não parou por aí. Flamengo e Corinthians entraram no duelo para saber quem fazia a maior bandeira. E foi o São Paulo que acabou de vez com a competição: fez a maior bandeira do mundo, com 1.200 metros de comprimento, que exigia oito homens para carregá-la. A bandeira foi feita por 25 operárias que executaram o trabalho durante 14 horas por um mês e meio.
Registros oportunos para o momento de pouco diálogo e muita cara feia.
ENQUANTO ISSO…