Pelo ranking atualizado da Federação Internacional de Histórica e Estatística (IFFHS), o Atlético Paranaense está na 61.ª posição. Isso, entre todos os times o mundo. À frente, inclusive, do Liverpool, Roma, Ajax e o Porto. No grupo dos times brasileiros, o Furacão, com 150 pontos, é o terceiro colocado, na cola do Atlético Mineiro (238 pontos) e do Grêmio (182 pontos).
É o único clube paranaense que marca presença no ranking da IFFHS. Atrás do rubro-negro, estão São Paulo, Corinthians e Botafogo.
Beronha, surpreendentemente recorrendo ao bordão de Ibrahim Sued:
– Sorry, periferia.
Cada vez mais internacional
Natureza Morta e o professor Afronsius fizeram questão de destacar que a IFFHS, fundada em 1984, tem a chancela da FIFA para “divulgar e promover a administração de estatísticas e recordes futebolísticos no mundo”. E comentaram que o sub-23 do Atlético (“imaginem se fosse o sub-100”…) vai disputar três torneios amistosos na Europa após o Campeonato Paranaense. O primeiro a Blue Stars FIFA Youth Cup, nos dias 28 e 29 de maio, em Zurique, Suíça. Depois, o Torneio de Altstätten, dias 30 e 31 de maio, em Altstätten, também na Suíça. O terceiro e último torneio será a Yokohama Cup, entre os dias 7 a 9 de junho, em Ostrach, na Alemanha.
As competições, segundo o Furacão, servirão para que “os jovens mantenham o ritmo de jogo e ganhem experiência”. De acordo com as tabelas, poderão enfrentar clubes como Bayern de Munique, Benfica, Hertha Berlim, Villareal e América-MEX.
– Mas, o problema, segundo Beronha, nosso anti-herói de plantão, é o torcedor rubro-negro chegar até lá. Sobreviver aos seguidos testes para cardíacos, mais do que uma constante. Vitória nos últimos minutos de jogo, para não dizer último. Caso de quinta-feira passada…
ENQUANTO ISSO…