No final de maio, dias 29 e 30, teremos o Encontro Nacional de Tropeirismo de Urupema, informa o historiador Carlos Solera, coordenador geral do Projeto Tropeiro Brasil, consultor em turismo rural e cultural, e presidente da NATA- Núcleo de Amigos da Terra e Água.
É o primeiro evento do projeto a ocorrer em Santa Catarina. Urupema, na serra catarinense, é uma cidade muito especial. Por conta da qualidade de suas águas, tem até trutas no perímetro urbano. Sem esquecer a cascata que congela e a maior floresta de araucária da América do Sul, quiçá do mundo.
– Urupema? Ótimo. Duplo motivo para ir participar do encontro tropeiro – comemorou professor Afronsius, com o endosso de Natureza Morta e Beronha.
Patrimônio imaterial brasileiro
O Projeto Tropeiro Brasil tem como objetivo, primeiro passo, conseguir a titulação do tropeirismo como Patrimônio Imaterial brasileiro pelo IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Com a realização de seminários, encontros, reuniões públicas e palestras, em vários estados, mais a formatação de cartas tropeiras e de um inventário nacional, está sendo elaborado um banco de dados sobre a cultura tropeira no país.
Beronha, nosso anti-herói de plantão, garante que desta vez não vai perder a viagem.
– Se não conseguir laçar o pingo no pasto, vou pedir carona na estrada.
ENQUANTO ISSO…