| Foto:

Para quem só acompanha – ou enxerga – o futebol que se pratica no Paraná, a festa de domingo no Estádio do Arruda chegou a surpreender. Com apoio de 60 mil torcedores, o velho e estimado Santa Cruz FC, ao vencer o Betim (ex-Ipatinga Futebol Clube), garantiu o retorno à Série B em 2014. Após 6 anos de sufoco na Série C.

CARREGANDO :)

Professor Afronsius foi mais longe:

– E o Santa está na contagem regressiva para comemorar seu centenário. Foi fundado no dia 3 de fevereiro de 1914.

Publicidade

A origem, pátio da igreja

A fundação do clube ocorreu em reunião na Rua da Mangueira, número 2, distrito da Boa Vista, no Recife. O nome escolhido foi uma homenagem a 11 meninos, de 24 a 16 anos, que utilizavam o pátio da Igreja de Santa Cruz para jogar bola. Campo, nem pensar.

O primeiro jogo da equipe foi contra o Rio Negro, em 1914, e o Santa Cruz tascou uma goleada de 7 a 0. O Rio Negro pediu revanche, com uma exigência: Silvio Machado, artilheiro do primeiro jogo com cinco gols, não poderia jogar a segunda partida. Carlindo entrou em seu lugar e o resultado do segundo jogo foi 9 a 0 para o Tricolor pernambucano, seis de Carlindo.

Em 1915, a estreia no campeonato estadual. Começou batendo o Coligação SR por 1 a 0. O primeiro título veio em 1931. Foram 10 jogos, com 8 vitórias, um empate e uma derrota; fez 41 gols e sofreu 9. O Santa conquistou 17 pontos, um a mais que o Náutico, vice-campeão.

Vitória sobre o Sudeste

Publicidade

1919. O Tricolor consegue um feito histórico não só para o estado de Pernambuco, mas para as regiões Norte e Nordeste. Foi o primeiro time a vencer uma equipe da Região Sudeste. Derrotou o Botafogo, do Rio, por 3 a 2, no dia 31 de janeiro, dois gols do atacante Tiano.

– Que seja bem-vindo à Série B o Santa Cruz – encerrou Natureza Morta, enquanto Beronha citava o Paraná Clube.

– Amargando a Segundona desde 2007, está mais do que na hora de tirar o pijama e subir para a Série A.

ENQUANTO ISSO…

Publicidade