– Soturno? Não, Saturno. Sa-tur-no. Trata-se do sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar, atrás de Júpiter. Pertence ao grupo dos gigantes gasosos.
Como quase sempre, foi difícil explicar pro Beronha a notícia da agência Ansa Brasil: Saturno atinge ponto mais próximo à Terra.
Mas, como sempre, professor Afronsius insistiu. Água mole em pedra dura…
– Na sexta-feira, o novo “protagonista” do céu foi o planeta Saturno. O astro ficou em posição oposta à do Sol e poderia ser visto com maior facilidade da Terra, com ou sem telescópio. Devido ao seu posicionamento e pela luz que recebia do astro-mor, Saturno ficou mais brilhante e pareceria um pouco maior do que o normal.
Ainda da agência:
– No entanto, mesmo estando em destaque naquela noite, Saturno ainda não ficará mais visível do que Marte, que tem chamado a atenção nos últimos dias justamente pela boa visibilidade do planeta. Mas, quem tiver a oportunidade de observar o planeta por meio de um telescópio poderá ver em perfeitas condições seus esplêndidos anéis, explicaram especialistas da União de Astrônomos Amadores da Itália (Uai).
Beronha:
– Uai? São astrônomos italianos ou mineiros?
E o professor Afronsius ficou a ver (astros) navios.
ENQUANTO ISSO…
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”