Os americanos estão apreensivos com as mudanças climáticas que vêm ocorrendo nos Estados Unidos nos últimos dias. É o que informa José Romildo – correspondente da Agência Brasil – ao relatar o drama dos vizinhos lá do Norte.
– Enquanto governos de áreas do Sul, como Louisiana, Alabama, Mississipi, Arkansas e Carolina do Sul, estão tentando adotar as medidas necessárias para enfrentar os prejuízos decorrentes dos tornados e das inundações, que resultaram em 15 mortes, durante o feriado do Natal, os governos do Texas, de Oklahoma e outros estados do Sul e do Oeste começam se preparar para fortes tempestades esperadas para o fim de semana.
Recorde centenário
Ainda da matéria:
– O problema é que, este ano, além dos tornados, a população norte-americana está enfrentando uma diversidade de ocorrências climáticas nunca vista antes no país. Seca no Oeste, muita chuva em alguns estados do Sul, neve e granizo em estados do Norte, no oeste do Texas e no Novo México e grandes tempestades em outras áreas do Texas e em Oklahoma. Na Carolina do Norte, por exemplo, em mais de 100 anos nunca choveu tanto como agora.
O que levou Christina Hammond, que trabalha como voluntária em projetos assistência social, a afirmar: “O tempo está louco nos Estados Unidos”.
Beronha, sem entender do assunto, mesmo assim arrisca um comentário:
– Se por lá anda louco, não vou reclamar mais do tempo maluco de Curitiba. Afinal, estamos abaixo da Linha do Equador.
ENQUANTO ISSO…