Professor Afronsius ficou espantado, quase que perplexo:
– Nunca tinha acontecido comigo – e nunca ouvi alguém contar que tenha sido obrigado a pagar esse mico. Defeitos de fábrica em veículos, isso sim, eu conhecia, mas defeito de fabricação em livro foi novidade.
Ainda descompensado, explicou o tal mico. Foi no Natal. O vizinho de cerca (viva) da mansão da Vila Piroquinha entrou no amigo secreto. E presenteou uma sobrinha com o livro infanto-juvenil “A Maldição do Titã”, de Rick Riordan, Editora Intrínseca, número 3 da série “O Ladrão de Raios”, R$ 29,9O.
– Qual o problema, ela não gostou do livro? – indagou Natureza Morta.
– Gostou. Em parte. Ou por outra: gostou da parte que pôde ler e não sabe se iria gostar da que não conseguiu ler… Por falta de texto.
De repente, o vazio
Explicando melhor: abre-se o livro e só depois de duas páginas sem numeração, totalmente em branco, na página 9 encontra o início da narrativa. E aí temos mais dois pulos, passando para a página 12, onde o texto, aliás, não é a continuação da página 9.
– Na última linha da 9, lê-se oceano cinzento e agitado do outro. Ponto. Na primeira linha da 12, com início utilizando letra minúscula, lete de prata, seu item mágico favorito.
As páginas 14 e 15, igualmente, não trazem texto. E o “fenômeno” se repete no que seriam as páginas 18 e 19, 22 e 23, 26 e 27, 30 e 31.
– É, confesso que eu também, sem intenção de trocadilho, nunca vi nada igual – assentiu Natureza, com sua larga experiência em livrarias e bibliotecas.
– Talvez seja um exemplar premiado, tipo Bala Zequinha número 100, que daria direito a mais um livro de graça – arriscou Beronha.
– Ou então um repto ao leitor: colocar um texto de sua autoria, sem perder o fio da meada ou deturpar a história – aproveitou Natureza.
Diferença, ousadia e impacto
De qualquer modo, como a própria editora se declara “editora jovem, não só na idade – foi fundada em dezembro de 2003 – mas no espírito inovador e com orientação editorial que privilegia temas e estilos que se destacam pela diferença, ousadia e impacto”, nosso anti-herói de plantão deu mais um palpite sobre as páginas amarelas… ops! páginas fantasmas.
– Diferença, ousadia e impacto. Mas não precisavam exagerar…
Sem recorrer à “leal espada Contracorrente” de Percy, para encarar o monstro que surrupiou 12 das 316 páginas do livro, professor Afronsius arriscou um palpite. Já que a impressão tem como crédito Bartira…
– Bar? – esfregou as mãos nosso anti-herói de plantão. Deve ser isso!
ENQUANTO ISSO…