O sorteio para compor os grupos da Copa do Mundo, realizado na Costa do Sauípe, foi um espetáculo. Ou petáculo, como prefere Beronha. No Bar VIP da Vila Piroquinha, o show ficou por conta, também, de parte da heterogênea plateia.
Com a (involuntária) contribuição de Wolfgang Schultz, o já chamado Fritz ou Alemão no distinto estabelecimento. Alemão da Alemanha, como reforça Beronha, ele já se enturmou no Bar VIP.
Não era javanês
Conforme relato (de fontes confiáveis), terminado o sorteio, o técnico de Camarões, Volker Finke, deu entrevista à TV. Como a tradução simultânea não era muito audível, tal a barulheira no boteco, alguém recorreu a Wolfgang, que estava em pé, junto ao balcão, de olha na tela:
– Fritz! Alemão! Traduza que eu não estou entendendo nada…
– Nem eu. Não falo inglês.
Por supuesto, as perguntas a Volker eram feitas em inglês e, é claro, as respostas vinham igualmente em inglês.
Depois, o mesmo cabôco que confunde inglês com alemão, mas garante saber javanês, não se conteve: passou a dar, com o dom da infalibilidade, o placar dos jogos em 2014.
– Brasil x Croácia. 3×0 para o Brasil. Brasil x México. 4×1 para o Brasil. Camarões. 5×0 para o Brasil. Podem apostar.
E veio a provocação. Indagado por alguém mais próximo qual seria, então, o resultado de São Paulo x Coritiba, o homem bola de cristal desconversou:
– Não sei. Não está na Copa do Mundo…
Devido a certos episódios extracampo, é um alívio saber que Copa do Mundo só ocorre de quatro em quatro anos.
ENQUANTO ISSO…