| Foto:

A convocação veio do historiador e amigo Carlos Solera: de 26 a 28 deste mês, na Casa da Cultura de São Luiz do Purunã, município de Balsa Nova, acontecerá a 1.ª Semana Cultural do Tropeirismo Manuel Gonçalves de Aguiar.

CARREGANDO :)

Além da Oficina Educacional do Tropeirismo, teremos manifestações culturais com alunos e professores da rede de educação local, palestras, entre elas a de Eleni Cássia Vieira, do Núcleo de Amigos da Terra e Água (Nata), sobre a importância da preservação da cultura tropeira, mais a feira de produtos da terra, o Varal Literário, exposição de quadros de Paula Schmidlin, de Curitiba, e a instalação do Pouso Tropeiro Manuel Gonçalves de Aguiar.

Na quinta-feira 26, às 8 horas, Silvestre Alves Gomes, professor e Cancioneiro da Rota dos Tropeiros, comandará a Alvorada Tropeira.

Publicidade

Sem esquecer, por supuesto, que, sábado 28, haverá a Cavalgada Comemorativa – de São Luiz do Purunã a Tamanduá.

Da balsa a Balsa Nova

Foi em 1702 que começou a surgir o povoado que daria origem a Balsa Nova, que, de distrito desmembrado de Campo Largo, tornou-se município em 25 de janeiro de 1961.

Ainda das origens, conforme a prefeitura local: a denominação decorreu de uma balsa construída por Galdino Chaves, em 1891, com o objetivo de cruzar o rio Iguaçu. Por haver sobrepujado, em qualidade, as balsas anteriormente construídas, ganhou fama e se constituiu em referência obrigatória à localidade, que passou a ser chamada de Balsa Nova.

Professor Afronsius, Natureza Morta e Beronha já amarraram o convite na agenda. Beronha, nosso anti-herói de plantão, relutou um pouco quanto à alvorada tropeira:

Publicidade

– 8 horas é muito cedo… Meu pingo ainda está dormindo.

ENQUANTO ISSO…