Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Um certo Zeferino

A Unicamp todo mundo, ou quase todo mundo, conhece. Ou pelo menos já ouviu falar. E de Zeferino Vaz, quem se habilita? Pois é, ele foi o fundador da Universidade de Campinas.
Médico, ele capitaneou, nos anos 1960/1970, a construção da Universidade Estadual de Campinas, dando-lhe a bússola para o avanço da instituição.
Para ele, a receita para conceber uma boa universidade exigia cinco coisas: “Cérebro, cérebro, cérebro, cérebro e cérebro…”. O resto viria naturalmente. E Zeferino insistia, inclusive tomando emprestado o comentário do fisiologista argentino Bernardo Houssay, Prêmio Nobel de Medicina, para quem de nada adianta uma gaiola de ouro se o pássaro não canta. Daí a Unicamp ter virado a “Escola das escolas”.

Lições para nunca esquecer

Um revolucionário como Paulo Freire. A propósito deste, professor Afronsius aproveitou para lembrar que aprendeu a ler e a escrever utilizando gravetos que encontrava pelo chão, no quintal de casa, na Estrada do Encanamento, 724, bairro Casa Amarela, Recife (PE).
– O quadro negro dele foi este espaço.
Voltando a Zeferino. Conta a história da Unicamp que “um galpão encravado no meio do canavial não foi apenas o primeiro prédio a ser erguido no campus da Unicamp em Barão Geraldo. O local abrigou o núcleo pioneiro do Instituto de Biologia (IB), criado oficialmente em 1969. Hoje um centro de renome internacional, o Instituto de Biologia é responsável por pesquisas de ponta nos campos da genômica, da bioinformática, da biodiversidade e da proteômica, entre outros exemplos”.
Aí, Beronha, nosso anti-herói de plantão, entortou:
– Proteômica? Essa eu nunca vi na prateleira do Bar VIP da Vila Piroquinha…
– Proteômica vem a ser o estudo em grande escala de proteínas, particularmente suas estruturas e funções – informou Natureza Morta.
– E genômica?
– Estudo dos genomas de organismos. O campo inclui esforços intensivos para determinar a sequência de DNA completa de organismos.
– Ah, sim, elementar, meu caro Natureza.
Outra máxima de Zeferino, para encerrar:
– Os prédios da Universidade devem ser como monastérios, sólidos e austeros, porém habitados por competentes profissionais.

ENQUANTO ISSO…


Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.