Tal negócio. Quando a gente pensa que já viu de tudo na vida, eis que vem uma surpresa. Coincidência ou não, poucos dias depois da festa do Oscar, um cidadão foi preso no Recife com várias identidades falsas. Uma delas, de um suposto João Pedro dos Santos, estampava a foto de John Joseph Nicholson.
– Quem? – espantou-se Beronha ao ouvir o comentário de Natureza Morta.
– O velho Jack Nicholson, um tremendo ator de cinema.
Semelhança zero
Diante do súbito interesse do nosso anti-herói de plantão, foi informado, então, que Nicholson, 74 anos, interpretou o Coringa no filme Batman, o alucinado Jack em O Iluminado e o irrefreável Randle em Um Estranho no Ninho. Possui dois Oscar, de ator principal e de melhor coadjuvante.
– Já o nosso Jack de araque ganhou um par de algemas e uma brevíssima fama internacional – completou Beronha.
Segundo o noticiário da briosa, brava e indormida imprensa, não existe a menor semelhança entre o sujeito, de 41 anos, e o ator.
Errou de foto
Dedução sherloqueana do solitário da Vila Piroquinha: o falso Jack nunca pisou no cinema. Mesmo fora de cena nos últimos anos, Nicholson tem um rosto e certas expressões faciais marcantes, impossíveis de esquecer, começando pelo sorriso mefistofélico. Até funcionário de banco, que raramente olha a cara do freguês, deixaria passar.
– Foi Jack Nicholson, mas a foto mais indicada poderia ser a de Al Capone. Ou, a escolher: a de Moe, Larry ou Curly.
– Quem?
– Um dos 3 Patetas.
Para encerrar o papo, e sem nenhuma pretensão de semelhança facial, Natureza passou cantarolar, repetindo um trechinho da Balada do Louco, de Arnaldo Baptista e Rita Lee:
– Se eles são bonitos/
sou Alain Delon…
ENQUANTO ISSO…