Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Uma eleição deveras inesquecível

O resultado da eleição em Curitiba não agradou todo mundo, por supuesto, mas, num ponto, há unanimidade: o trabalho dos mesários, esses nossos heróis quase  anônimos, mais uma vez foi perfeito, excelente.

Como se sabe, o mesário é um representante da Justiça Eleitoral perante sua comunidade. E qualquer eleitor pode participar do programa Mesário Voluntário, conforme o site do TRE. Mas, nesses tempos eletronicamente bicudos, cabe o alerta da Justiça Eleitoral: ela não solicita dados pessoais via Internet. Portanto, caso o cabôco receba qualquer comunicado virtual requerendo seus dados, ele deve desconsiderá-los, pois não se trata de comunicado oficial do TSE.

Benefícios para o mesário:

O ato de cidadania, contribuir para o processo eleitoral democrático, tem benefícios para o mesário:

Aprendizado: aquisição de novos conhecimentos.

Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral.

Auxílio-alimentação para o dia da eleição.

Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais.

Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral.

Vantagem de desempate em outros concursos públicos, caso haja previsão em edital.

Em Curitiba, os mesários estiveram em ação em 146 locais de votação. Com a ocupação de escolas estaduais, houve mudança de alguns locais, mas a TRE, prontamente,  alertou os eleitores – em tempo hábil. Em todo o Estado, são 700.315 eleitores – 533.733 em Curitiba. A mudança acarretou um gasto adicional de R$ 3 milhões aos R$ 22,2 milhões do custo original. Um acréscimo aproximado de 15%.

Mas, apesar dos pesares, deu tudo certo (menos para os derrotados). Beronha, no entanto, comemorou a suspensão da lei seca.

– No dia do pleito, ao tomar o primeiro gole de cerveja, fiz questão de fazer um brinde à Justiça Eleitoral…

ENQUANTO ISSO…

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.