A dica saiu no jornal Zero Hora: Viva o Centro a Pé. Um roteiro para conhecer Porto Alegre, no pé dois, é claro. Vale a pena, como assina embaixo professor Afronsius, que conserva vivas lembranças, principalmente do Gasômetro. Mas, no caso, teve que explicar:
– Gasômetro. É o prédio da antiga usina termelétrica do Gasômetro. Inaugurado em 1928, abrigava a Companhia Brasil de Força Elétrica, subsidiária da Eletric, Bond & Share Co., empresa (por supuesto) americana que geriu a eletricidade e o transporte elétrico de Porto Alegre até 1954. Recebeu o nome de Gasômetro devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado, que fornecia gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões. A chaminé de 107 metros foi construída em 1937, para amenizar os problemas causados pela fuligem. A usina foi desativada em 1970. Mais tarde, após passar por reformas, foi tombada e transformada em centro cultural. Um lugar belíssimo.
E um dos pontos mais privilegiados para ver o pôr do Sol no Guaíba.
– Ótimo. Mas, outra dica importante para ver o entardecer no Guaíba é trocar a caminhada por um passeio de barco… Ou seja, substituir o pé dois por uma suave embarcação.
ENQUANTO ISSO…
PS: em russo.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura