Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Velhas (e novas) abduções

Um (confesso) curioso de plantão, na tentativa de virar um eterno aprendiz, Natureza Morta sempre se interessou por ufologia. Não só por alguns filmes, caso de O Dia em Que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still), este, o primeiro,1951, dirigido por Robert Wise, e que, mais recentemente, mereceu refilmagem. Ou o belíssimo E.T. – O Extraterrestre, 1982, de Steven Spielberg.

Nos dois casos, o foco – como dizem hoje – é a visita de alienígenas. O excelente Wise baseou-se em conto do escritor Harry Bates. É uma mensagem pacifista – nos tempos da guerra fria.

– Não dá para esquecer a série – e o filme – Arquivo X, de The X-Files – atalhou professor Afronsius, diante do olhar E.T. de Varginha do Beronha.

Ficheiros secretos

E, bem lembrado: no Brasil, Arquivo X. Já em Portugal, Ficheiros Secretos. A série de TV criada por Chris Carter, um tremendo sucesso ao longo dos anos 1990. E virou filme de telona.

– Quem viu, não esqueceu de, por exemplo: The truth is out there (a verdade está lá fora), I Want to believe (eu quero acreditar). Muito menos dos agentes especiais Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson).

Enquanto patina na ufologia, Natureza chegou a uma conclusão – sem nenhuma ajuda extraterrestre. Com todo o aparato de hoje, as aparições de E.Ts. e objetos voadores não identificados entraram em profundo  recesso.

– E olha que tudo é fotografado e filmado permanentemente, em todo o mundo. Nada escapa. Dia desses, por exemplo, na saída de um colégio (poderia ser em qualquer lugar do mundo), uma professora elogiou a outra (“você está muito bonita com o penteado novo”): Vou fotografar e colocar no Face…

Penteados, vídeos (cassetadas ou não), famosidades etc e tal. Sem esquecer aqueles que vão ao futebol não para ver o jogo e torcer, mas sim para aparecer na telona do estádio. Pelo menos, superaram a fase dos cartazes “filma eu aqui, Galvão”. Deve ser um avanço.

Mas, de extraterrestres ou fenômenos paranormais, nada.

Com registro até no Aurélio

Conclusão do solitário da Vila Piroquinha:

– Os UFOs e extraterrestres bateram em retirada ou nunca existiram.

– O mais provável é que, abduzido pelas novas mídias, o grosso da turma não olhe mais para fora ou para cima. Dedica-se apenas a documentar o próprio umbigo…  Narcisismo high tech.

Afinal, como alguém já disse, a vida social está cada vez mais concentrada nas caixinhas. A propósito de caixinhas, está vindo aí o relógio esperto. Smartwatch 2, da Sony. Um relógio de pulso “que servirá como segunda tela para um smartphone, com conexão Bluetooth”.

De qualquer modo, sobre abdução e abduções, a única coisa confiável permanece num registro. O Dicionário do Aurélio. Está lá:

– Abdução: sf. Ato ou efeito de abduzir. Abduzir: vtd. 1. Desviar de um ponto; afastar. 2. Raptar, sequestrar: Disse que extraterrestres abduziram o amigo.

PS: obrigado ao leitor Tyrso Meireles, que apontou um erro no blog anterior. Gandhi foi responsável pela independência da Índia, não da China, como saiu. O erro – do Beronha, sempre ele – foi corrigido em seguida.

ENQUANTO ISSO…

8 julho

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.