Que o mundo é fértil em propaganda enganosa, em todas as áreas, tempos e cantos, ninguém tem dúvida. Sobre isso, aliás, professor Afronsius costuma citar, em tom de brincadeira, a Torre de Babel.

CARREGANDO :)

– Certamente pelo que os construtores prometiam na época, seria hoje a 1ª ou a 8ª maravilha do mundo aberta à visitação…

Sem falar do III Reich, que duraria um milênio, segundo a propaganda oficial orquestrada por Goebbels.

Publicidade

A solução para tudo

Nos tempos ditos modernos, ou do Homo digitalis, anunciado nos anos 1990 por Nicholas Negroponte, do MIT, há convites e sugestões para todos os gostos. Ou incautos. Do veneno de cobra para eliminar rugas ao slogan do canal esportivo, que assegura: “O melhor time é o seu”. Mesmo quando ele está irremediavelmente condenado ao rebaixamento.

O bate-papo junto à cerca (viva) da mansão da Vila Piroquinha tomou esse caminho por causa do Beronha. Nosso anti-herói de plantão lamentou na conversa com Natureza Morta e o Professor Afronsius uma mancada que deu. Pensou ter encontrado o remédio para eliminar o tormento de sua vida. A dica estava em um painel, fincado numa esquina:

Seu problema é ronco?

Eu tenho a solução.

Publicidade

Não teve dúvida. Anotou o endereço e foi lá.

– Resolveram o problema do ronco?

– Mais ou menos. Como o roncador não sou eu, mas sim o vizinho do quarto ao lado, na Pensão Pirambeira, receitaram que eu mudasse de pensão. Procurasse uma que não fosse com paredes de madeira. Teria sido eu mais uma vítima da tal propaganda enganosa?

Silêncio, até que professor Afronsius arriscou:

– Talvez, quem sabe. Se o ronco não é seu, eles acertaram na mosca.

Publicidade

ENQUANTO ISSO…