31 de março. Forçosamente, claro, há quem tenha voltado a 1964 – o golpe civil militar, claro, civil militar, como bem ressalta a historiadora Beatriz Kushnir no livro Cães de Guarda – Jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1998, Boitempo Editorial, publicado em março de 2004.
E aí, pular para o episódio da nomeação de Haroldo Leon Peres para o governo do Paraná, por supuesto, foi um pulo. LP tomou posse dia 15 de março de 1971. Ficou no cargo por apenas sete (longos) meses.
Graças ao jornalista Mussa José Assis, que dirigia O Estado do Paraná, dedicando especial atenção e carinho ao arquivo do jornal, temos as ordens da censura que quase diariamente desembarcavam na redação.
– 18 de agosto de 1971: proibida qualquer matéria contra o governo do Paraná.
– 17 de novembro: proíbe qualquer publicação sobre LP versando sobre especulação de renúncia.
– 18 de novembro: três proibições no mesmo dia. Divulgação de qualquer pronunciamento de LP; particularmente especulação sobre renúncia; mantém as proibições até “2ª ordem”.
– 19 de novembro: proibida divulgação referente renúncia e pronunciamento de Leon Peres.
– 20 de novembro: proibição noticiar renúncia de LP ou pronunciamento de LP.
– 22 de novembro: proibido noticiar comentários sobre fatos ou atos envolvendo LP – inclusive nota do Palácio Iguaçu.
– 23 de novembro: noticiar atos ou fatos envolvendo LP ou comentário sobre renúncia.
– 25 de novembro: proíbe qualquer notícia relativa a LP.
– 26 de novembro: repete a ordem.
– 30 de novembro: proibido tudo sobre LP, particularmente especulação sobre sua renúncia e eventuais causas – sob ameaça de apreender edições do jornal.
– 3 de dezembro: proibido tudo sobre caso LP até segunda ordem.
Leon Peres foi escolhido apenas pelo general Emílio Garrastazu Médici. No dia 17 de novembro acabou fritado. A renúncia vira “notícia” dia 23 novembro. No dia seguinte, a censura libera a publicação da renúncia, mas com proibição de comentários sobre a escolha de LP e os critérios adotados pelo presidente de plantão.
ENQUANTO ISSO…