Elas podem ser pequenas, grandes, altas ou baixas. Pouco importa. Basta colocar uma caixa perto do seu gato para ele entrar lá e não querer sair mais. A veterinária Claudia Vinke, da Universidade de Utrecht, na Holanda, estudou níveis de estresse em gatos de abrigos de animais.
Em sua pesquisa, ela estudou dois diferentes grupos de felinos recém-chegados ao abrigo. Para metade deles ela ofereceu caixas, os outros foram privados do benefício. O resultado? Uma diferença significativa entre o estresse dos bichanos, publicada na revista Wired.
Esconderijos
Aqueles que tinham caixas se acostumaram com o novo ambiente mais rápido, ficaram menos estressados e se mostraram mais interessados em interagir com humanos. Nessa situação, a caixa significa um abrigo seguro caso eles precisem se esconder, da mesma forma que fazem em cavernas ou entre folhagens nas ruas. A constatação vale para felinos que vivem em casas ou nas ruas.
Evitar conflitos
Você já percebeu que quando um gato não gosta de uma visita que está na sua casa ele prefere se esconder a ter que lidar com a presença da visita? Assim, a caixa representa um bom lugar para ficar nessas situações, lá dentro, eles sentem-se praticamente invisíveis.
Temperatura
Além das caixas de papelão os gatos gostam de ficar em locais frios e confortáveis como a pia do banheiro e o chão da cozinha. Isso é porque eles procuram locais mais apertadinhos ou frios para manter a sua temperatura corporal. E o papelão é um ótimo isolante térmico.
Vantagem estratégica
Os gatos são caçadores naturais. As caixas proporcionam ótimos esconderijos para fazer uma emboscada, para perseguir uma presa ou se esconder até a hora de dar o bote.