| Foto:
CARREGANDO :)

Vocês já tentaram usar o serviço do disque-táxi nos últimos meses em Curitiba? É de enlouquecer. É impossível, não existem mais táxis livres na cidade. É mais fácil você encontrar dignidade na Alep do que um táxi livre em Curitiba.

A situação tá ficando tão absurda que você liga para duas ou três empresas simultaneamente e nenhuma consegue te mandar um táxi. As vezes eu acho que é meio pessoal o negócio, que eles não mandam porque não vão com a minha cara. “Ah, o táxi é para ele de novo? Ahn, deixa o palhaço esperando. É emergência? Melhor ainda, vai que morre…”.

Publicidade

Se você ligar para um disque táxi em São Paulo ele vai chegar em Curitiba antes do que o táxi que você pediu para a empresa de Curitiba.

O disque-táxi significa que você pode pedir um táxi por telefone, mas isso não significa que um táxi vá até onde você está apanhá-lo.

-Alô, eu queria pedir um táxi.
-Ok, pode pedir.
-Quero um táxi.
-Ótimo. Mais alguma coisa?.
-Não.
-O disque táxi agradece tenha uma boa noite.

E se for uma emergência? Os serviços de táxi de Curitiba são tão ruins que, se uma mulher estiver prestes a dar a luz e chamar um táxi para levá-la para a maternidade, o táxi só vai aparecer quando o bebê já estiver andando, falando e provavelmente xingando o taxista.

Uma vez eu tinha que ir numa dessas festas temáticas anos 80. Chamei um táxi e ele demorou tanto que quando cheguei na festa ela já era anos 90.

O único lugar onde você vê um táxi é numa via rápida, parado, com o alerta ligado. “Tá livre?”. “Não, não. Tô aqui só pra ferrar com o trânsito mesmo”.

Publicidade

Você até vê táxis em Curitiba. Mas não pode pegar. É como uma criança de uma família sem grana numa loja de brinquedos e a mãe dizendo “esse não pode pegar. É só para ver”.

E a loucura aos poucos vai se tornando desespero. Eu vejo táxis na rua, mas sempre tem a cabecinha de um FDP no banco de trás. Dá vontade de ir lá e tirar o cara a força “eu preciso desse táxi mais do que você”. Estamos ficando doentes.

Você fica tanto tempo esperando conseguir um táxi que, quando consegue um, nem se importa mais com a opinião do taxista. “Ah, você defende pena de morte para menor de idade? Claro, tá certo. Cortar a mão de todo mundo que rouba? Ótima ideia, é assim que se faz um país civilizado”.

Afinal o que acontece? O povo está andando mais de táxi? Os táxis migram para a Patagônia nessa época do ano? Ou pior… a TIM comprou os serviços de táxi também?

Benett

Publicidade