• Carregando...
Concurso Nacional de Histórias em Quadrinhos Ireno José
| Foto:

Todo mês de janeiro eu lembro do primeiro cartunista de carne e osso que conheci na vida: o Ireno. Já escrevi sobre ele aqui antes. Foi em janeiro de 1998 que ele nos deixou. Nunca vou esquecer o dia em que um amigo meu chegou em casa e me deu a notícia. Eu fiquei atônito! Senti muito por isso. No encontramos apenas uma 4 ou 5 vezes, mas eu era seu fã e recortava seus desenhos do jornal.

Boleslau, personagem do Ireno que tentei redesenhar de memória…


Ontem a noite estava pensando no Ireno novamente. Se ele estivesse um pouco mais de tempo por aqui, tenho certeza que a internet iria colocá-lo em seu devido lugar como um dos grandes cartunistas do Brasil. Ele tinha cartuns tão legais, tão sutilmente engraçados. Um traço tão primoroso, elegante, econômico. Coisa que nunca consegui atingir com meus desenhos toscos.

O que me deixa frustrado é saber que o Ireno nunca pode lançar um livro com seus trabalhos. Acho que a cidade de Ponta Grossa deve isso a ele, à memória de um grande artista da cidade.

Vasculhando a internet em busca de referências sobre o Ireno – só achei um texto meu e uma comunidade do Orkut, que foi de onde roubei educadamente a foto dele- encontrei enfim o começo do reconhecimento: A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo publicou edital do Concurso Nacional de Histórias em Quadrinhos Ireno José Guimarães.

Sensacional. O Ireno ficaria feliz em saber que vai continuar influenciando novos desenhistas. Você pode obter mais informações aqui!

Mas ainda acho que cidade devia construir uma estátua de bronze do Boleslau, nos mesmos moldes que fizeram com os personagens do Schulz, em Santa Rosa, nos EUA. Clica aqui para ver.

Algumas ilustrações que tenho feito para a Gazeta do Povo…
01


02


03


04


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]