Dia desses estive numa livraria da cidade e o dono, um simpático livreiro que deve entender de tudo sobre o assunto, reconheceu meu nome quando fiz a reserva de um livro. “Ah, você é quem faz aqueles desenhinhos na Gazeta do Povo?”. “Sim, eu mesmo”. Ele me disse “olha, se quiser eu te empresto os livros. Eu sei que vocês da imprensa, da ilustração não são assim muito bem remunerados”. Hehehe, na hora eu dei risada depois fiquei meio deprimido. Olhei para mim e estava com o cabelo comprido, a barba por fazer, camiseta e jaqueta comprados no supermercado… eu realmente estava mal ajambrado. Voltei para a casa, tomei um banho, fiz a barba e fui ler a sessão de classificados do jornal. Fiquei assim
o cartunista Benett depois do banho
Acho que não existem cartunistas metrossexuais (aliás, esse é um termo de 2003, 2004 não?). Todos os que eu conheço usam roupas puídas e mal ajambradas. A exceção do Marco Jacobsen e da Pryscila Viera, claro. O Paixão me contou que um sujeito petulante foi em seu estúdio comprar um desenho ou algo assim e viu um retrato do Rettamozo na parede. Ele falou “Paixão, você se veste mal… mas o Rettamozo!!!”.
Outro dia eu estava arrumando os documentos na carteira quando passou um mendigo e pediu dinheiro. Eu não tinha um centavo e mostrei para a ele a carteira vazia. Ele falou “que é isso, não pode andar sem dinheiro assim”. Por muito pouco ele não me deu umas moedas, hehe.
Cartunista se veste mal pura e simplesmente porque não dá a mínima para a aparência. Não é por desleixo ou falta de dinheiro. É porque simplesmente esquece que precisa passar a camisa, pentear o cabelo, essas coisas. De qualquer forma, voltarei na livraria e pegar emprestado A Divina Comédia, com ilustras do Boticcelli. As vezes se vestir mal pode ser uma boa ideia.
P.S. – aquele mendigo que você ver na rua, não o maltrate. Ele pode ser Jesus disfarçado. Ou um cartunista meio desleixado.
***
***
Yeah, ganhei o prêmio de melhores do ano da Gazeta do Povo pelas reportagens em quadrinhos que fiz em Brasília.
***
Esse post está ilustrado com desenhos que tenho feito para o jornal e outros por aí.
Dois dias após cirurgia, Lula passa por novo procedimento para evitar hemorragia cerebral
Lula não deveria tentar a reeleição em 2026, diz maioria em pesquisa
O futuro nebuloso da Síria e do Oriente Médio
B3 tem penúltimo leilão de concessão de rodovias do ano com previsão de R$ 16 bi em investimentos