Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sergio Moro

Sergio Moro

Governo Lula

Mal-estar em 2025

Governo Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: André Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

O ano começou com uma sensação de mal-estar para o Brasil. Cresce a desconfiança no futuro do país e na capacidade do governo Lula de resolver os problemas do presente. A aposta na irresponsabilidade fiscal, que caracterizou o governo desde o seu início – vide a PEC da Transição –, está cobrando o seu preço. Os agentes econômicos que deram ao governo algum crédito inicial, mais por desejo que por confiança, já perceberam que o futuro está comprometido com um déficit nominal de 8% do PIB e dívida pública crescente. O pior é que os maus resultados da economia, com dólar elevado, inflação e juros crescentes, não levam à alteração da política econômica. Lula e o PT estão acorrentados à crença de que “gasto é vida” e não dão sinais que irão mudar uma vírgula de seus projetos econômicos já testados e fracassados.

O mesmo cenário desolador pode ser visto em outras áreas. Destaco em especial a segurança pública. Passados dois anos do mandato, não se conhece qualquer política ou projeto de segurança do governo contra a criminalidade violenta ou o crime organizado. As únicas propostas na segurança dizem respeito à insistência em colocar câmeras corporais nos policiais estaduais. Ainda que a medida possa reduzir casos de violência policial, é evidente que ela tem zero efeito contra os crimes que infestam o país ou nas áreas nas grandes metrópoles dominadas pelo crime organizado. Para essas questões principais, a política do governo é um grande vazio.

É incrível o autoengano do governo Lula. Na sua avaliação, o governo e o país vão muito bem, e a impopularidade crescente seria apenas um problema de comunicação

Em vez de lidar com os problemas da vida real, o governo Lula elegeu como prioridade o mundo virtual. Para ele, as redes sociais constituem o grande problema atual da humanidade e, se não forem controladas, a civilização estará ameaçada. Daí a insistência em, pelo Congresso ou pelo STF, impor alguma espécie de censura às críticas políticas nas redes sociais, a pretexto de combater a desinformação. É incrível o autoengano do governo Lula. Na sua avaliação, o governo e o país vão muito bem, e a impopularidade crescente seria apenas um problema de comunicação. Ilustrativa foi a reforma ministerial até agora realizada, com a colocação de um marqueteiro profissional à frente da Secretaria de Comunicação, já que o anterior era somente um amador incompetente.

Diante deste estado de coisas, não há mesmo esperança para o Brasil dar certo durante o restante do governo Lula. Nada se espera de bom dele, daí o mal-estar dominante neste início de 2025. Congresso, estados e municípios podem apenas conter os danos decorrentes das políticas do governo Lula. Não à toa a sucessão em 2026 tornou-se o assunto dominante na mídia e nas rodas de conversa. O grande desafio será unir a oposição contra a continuidade deste governo, já que um novo mandato presidencial do PT seria ainda mais desastroso. A melhora das expectativas no decorrer de 2025 dependerá, assim, mais da organização da oposição e da construção de candidaturas competitivas para 2026 que das ações do governo atual.

Conteúdo editado por: Marcio Antonio Campos

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.