A trilha sonora da cinebiografia “Lula, o filho do Brasil” tem o dedo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele pediu e foi prontamente atendido pela dupla Zezé di Camargo e Luciano na releitura de “Meu primeiro amor”(H.Gimenez, versão de José Fortuna e Pinheirinho). Os irmãos goianos estufaram as respectivas jugulares e registraram em estúdio a clássica guarânia.
Até aí, nenhuma surpresa já que Zezé mais Luciano integraram o elenco estelar que apoiou publicamente Lula nas eleições presidenciais de 2002. A surpresa – boa, artisticamente falando – é a presença de Nana Caymmi na trilha que será lançada em dezembro pela Emi Music.
Sim, o mundo dá voltas interessantes. A intérprete se dizia, na época da corrida presidencial, “fã de carteirinha” de José Serra. Pois bem, Nana vai cantar – bem, como sempre – “Nossa canção”, tema romântico de Luiz Ayrão. As duas canções citadas foram produzidas por José Milton, fiel escudeiro da filha de Caymmi. Ao que consta, Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura, não foi convidado a engrossar o coro.
O presidente também escolheu “Desesperar jamais” (Ivan Lins – Vitor martins), numa gravação feita por Ivan e Roberto Ribeiro (1940 – 1996). As “mais mais” de Lula incluem outras trilhas originais de épocas distintas como “Sentimental demais” (Evaldo Gouveia e Jair Amorim, com Altemar Dutra), “Estúpido cupido” (com Cely Campello, na versão de Fred Jorge para o sucesso de H. Greenfield e Neil Sedaka), “Saudosa maloca” (Adoniran Barbosa, na célebre versão dos Demônios da Garoa) e até mesmo “Pra frente Brasil” (Miguel Gustavo), hino oficial da seleção brasileira de futebol de 1970.
“Lula,o filho do Brasil” é uma superprodução dirigida por Fabio Barreto. O longa, orçado em R$ 12 milhões, irá mostrar a infância de Luiz Inácio (interpretado por Rui Ricardo Diaz) e até a morte de sua mãe, Eurídice Ferreira de Mello (a Dona Lindu interpretada por Glória Pires)enquanto ele estava preso pela ditadura militar por liderar greves no ABC. Claro,o filme deverá exibir a vitória de Lula em 2002.
O roteiro ficou a cargo de Denise Paraná, antiga assessora de Lula e escritora da biografia “Lula,o filho do Brasil”. O filme tem estreia marcada para 1º de janeiro de 2010. Então, tá!
………………………………….
Sugestões para comentários
* Que tal as sugestões musicais do presidente Lula?
* Algo a dizer sobre a produção da cinebiografia do presidente? Você pretende assistir ao filme? Espaço aberto
…………………………………