Elegantes cantoras em noite de gala. Umas mais à vontade, outras nem tanto. Marília Pêra sobre todas as coisas. Interpretação arrebatadora,maravilhosa. Ela foi o grande destaque do especial “Elas cantam Roberto”,exibido no domingo à noite (dia 31 de maio). Edição canalha!!!
Cortes eram esperados para não prejudicar a comercialização do DVD a ser lançado. Mas a Globo deu um show de desrespeito ao excluir algumas cantoras como Adriana Calcanhotto, Marina Lima, Mart´nália, Rosemary e a diva do canto lírico nacional Celine Imbert.
Reduzidas a coadjuvantes, apareceram apenas no final para reverenciar aquele que é chamado de “rei” por muitos. Eu o chamo de Roberto Carlos, cantor e compositor. Que está comemorando 50 anos de carreira. Um trecho de cada uma cantando talvez atiçaria mais a curiosidade dos possíveis compradores do registro audiovisual. Um CD está sendo providenciado também.
O homenageado abriu a noitada com um comentário pertinente. Calculado, mas pertinente: “Dramas, romances, paixões. Um entrar e sair de ilusões durante 50 anos. Tudo isso sem saber se é para rir ou chorar”. E tascou “Emoções”.
Emocionante mesmo foi Marília Pêra interpretando, em forte exercício dramatúrgico, “120… 150… 200… km por Hora”. Senhora dos palcos, a cantriz deu dramaticidade exata que o registro original não contém. Técnica vocal apurada! Porém, Marília abriu a guarda e soltou a emoção, caminhou no palco, saiu de cena cantando. Marcou presença, ficou na memória. Quem vem do teatro não decepciona. Salve, Marília! Santa Marília, cantai por nós!
Mesmo decepado, “Elas cantam Roberto” exibiu outros bons números. Fafá de Belém mostrou toda a sofisticação popular na rasgada “Desabafo”, bem como Alcione reinventou com categoria “Sua estupidez”.
Nana Caymmi, grandiosa, mostrou a rara inteligência musical em “Não se esqueça de mim”. Hebe Camargo -agradável surpresa – revisitou “Você não sabe”, com voz empostada e lágrimas por vir. Espontaneidade, gostei!
Ivete Sangalo acariciou a barriga- belo gesto – e abriu a noite com “Os seus botões”, com direito a retorno em “Olha”. Por que duas vezes? Por ser popular, midiática? Não precisava dose dupla no recortado especial. Aprecio o timbre da baiana, principalmente em searas musicais refinadas.
O mesmo não se pode dizer de Claudia Leitte, “genérico” de Ivete: a loirinha tem pouco polimento. Daniela Mercury, também pertencente à raça da axé music, sabe de tudo o mais: em dueto com Wanderléa, a musa baiana encontrou aconchego. E também brilhos e botas.
Ana Carolina, no terninho preto indefectível, imprimiu assinatura própria em “Força estranha”, mesmo com os cacoetes… aqueles é, é, é, é, sabe? Fernanda Abreu trouxe ao seu universo suingado “Todos estão surdos” e valeu-se.
Sandy! Sim, ela! Risível vê-la iniciando uma canção tão bela assim: “Hoje eu ouço as canções que você fez pra mim – im”. Delicadinha, bonitinha, vozinha, tudo “inha”. Resquícios de um passado musical sem apuro – e o futuro profissional, ao que indica, vai repetir o passado. Não há como prosperar, nem sob elogios de medalhões da MPB.
Luiza Possi, coleguinha de classe artística da filha de Xororó, segurava o microfone trêmula. Mas conseguiu dar o recado em “Canzone per te”, com o auxílio da mãe, Zizi Possi – emissão segura, presença soberana.
O DVD “Elas cantam Roberto” vai corrigir as injustiças que o tal padrão globo de qualidade não permitiu. Por enquanto o Youtube é a salvação da pátria.
O REPERTÓRIO DO ESPETÁCULO NA ÍNTEGRA
Você não sabe – Hebe Camargo
Canzone per te – Luiza Possi e Zizi Possi
Proposta – Zizi Possi
Sua estupidez – Alcione
Desabafo – Fafá de Belém
À distância – Celine Imbert
Se você pensa – Daniela Mercury
Esqueça – Daniela Mercury e Wanderléa
Você vai ser o meu escândalo – Wanderléa
Nossa canção – Rosemary
Todos estão surdos – Fernanda abreu
As curvas da estrada de santos – Paula toller
120… 150… 200… km por hora – Marília Pêra
Como dois e dois – Marina Lima
As canções que você fez pra mim – Sandy
Só você não sabe – Mart´nália
Do fundo do meu coração – Adriana Calcanhotto
Falando sério – Claudia Leitte
Não se esqueça de mim – Nana Caymmi
Força estranha – Ana Carolina
Os seus botões – Ivete Sangalo
Olha – Ivete Sangalo
Emoções – Roberto Carlos
Como é grande o meu amor por você – Roberto Carlos e cantoras
É preciso saber viver – Roberto Carlos e cantoras
…………………………………….
** Nada mais tenho a dizer sobre este assunto e muito menos em relação a outros eventos em homenagem ao 50 de Roberto Carlos.
** Algum comentário sobre o especial exibido pela Globo? Espaço aberto
…………………………………….
PT se une a socialistas americanos para criticar eleições nos EUA: “É um teatro”
Os efeitos de uma possível vitória de Trump sobre o Judiciário brasileiro
Ódio do bem: como o novo livro de Felipe Neto combate, mas prega o ódio. Acompanhe o Sem Rodeios
Brasil na contramão: juros sobem aqui e caem no resto da América Latina