Hoje o programa “Grandes Atores” do canal VIVA é pra lá de especial e conta com talento paranaense. A trajetória de Ary Fontoura vai ser contada no programa que vai ao ar às 23h. Aos 82 anos,o curitibano recorda momentos marcantes de sua vida, como a chegada ao Rio de Janeiro no dia do Golpe Militar de 1964 e a participação em “Rua da Matriz” (1965), primeira produção dramatúrgica da TV Globo, que integrava a programação especial de estreia da emissora.
A história profissional deste veterano, que já foi do circo, diretor de teledramaturgia e apresentador de show de televisão teve início ainda em Curitiba. “Comecei muito jovem, profissionalmente já, aos 15 anos. Participava daqueles programas de calouros, cantava direitinho. Depois fiz um teste para uma emissora que passou a fazer radioteatro. No fundo, talvez, já soubesse que queria ser isso”, comenta.
Aos 19, o ator já tinha um objetivo: sair de sua cidade natal. “Sabia que todo o movimento teatral estava no Rio e em São Paulo.” Mas, com a reprovação dos pais, Aryacabou adiando sua mudança. “Meu pai tinha temor de que eu me desvirtuasse sexualmente. Para ele, nessa época, todo homem que trabalhava em teatro era homossexual e toda mulher era predestinada a ser puta.” O convidado chegou a cursar direito e conta como sua permanência em Curitiba foi positiva para sua carreira. “Cada peça que vinha, eu fazia. Ia por aqui. Ia por lá. Isso tudo foi me dando versatilidade. Fiz um curso de psicologia também. Me ajudou muito, passei a entender que não era apenas retirar da vida, era acrescentar tudo o que ela oferecia. O teatro é uma cópia evidente da vida. No fundo, eu pensava: ‘um dia isso vai dar certo para mim'”.
Entre os papéis marcantes de Ary estão o Nonô Correa, um viúvo ranzinza e mão de vaca, na novela “Amor com Amor Se Paga”, de Ivani Ribeiro. Além de “Roque Santeiro”, “Tieta”, “A Indomada” e outras produções. Vale a pena acompanhar.