“Em Família” chega ao fim hoje. Que tal aproveitarmos para relembrar as aberturas marcantes das últimas novelas do nosso querido Maneco (Manoel Carlos)? 😀
2014 – Em Família
A tão anunciada novela que trazia a última Helena de Manoel Carlos entrou no ar disposta a beber em outra trama do autor. Desde as chamadas, já se percebia a semelhança com o pacote gráfico de “Páginas da Vida”, exibida em 2006. Os efeitos são praticamente os mesmos, com mudanças apenas nas cores. Embalada pela voz de Ana Carolina, o sucesso “Eu Sei Que Vou Te Amar”, clássico da trilha sonora de diversas novelas, a abertura foi criticada por ser extremamente parecida com um modelo disponível no site da Adobe. À época, a Globo declarou que a referência foi usada, mas não foi a única. De qualquer forma, a abertura é fraca por ser fria e extremamente tecnológica, além de fazer uma má distribuição dos créditos e usar uma tipologia feia visualmente. Mas ganha pontos pela bela voz de Ana Carolina. Um alento, já que nos últimos 8 meses tivemos que ouvir Daniel cantando “Vida, vida, vida”. Veja aqui.
2009 – Viver a Vida
Uma das aberturas de novelas mais criticadas de todos os tempos. Assim pode-se definir a abertura de “Viver a Vida”. Extremamente simples – apenas com uma linha dançando na tela – a criação não agradou aos telespectadores. Já na segunda semana de novela, algumas cenas da trama foram incorporadas à abertura. Na época, a Globo explicou que havia sido feita outra proposta para o autor e diretor, mas que Maneco preferiu a versão mais simples, por significar “a linha da vida” e por simbolizar que a abertura vai crescendo junto com a vida.
2006 – Páginas da Vida
Páginas da Vida também teve uma abertura extremamente simples, mas singela e muito agradável. Com a música Wave em versão instrumental, a peça mostrava uma folha que acompanhava vários cenas do dia a dia. Uma crônica diária, como as tramas de Maneco.
2003 – Mulheres Apaixonadas
A abertura de Mulheres Apaixonadas era formada por diversas fotografias enviadas pelos telespectadores. Na última semana, as fotos que ilustraram a abertura eram da equipe de produção da novela. Um sucesso marcante e inesquecível. Impossível não se apaixonar pela abertura.
2000 – Laços de Família
Primeiro a equipe da abertura captou cenas comuns do Leblon, bairro típico das tramas de Maneco. Depois, aplicou tons de aquarela na pós-produção. Tudo ao som de Corcovado, de Tom Jobim. Uma obra prima. Relembre aqui.
1997 – Por Amor
Uma das aberturas de novelas mais lindas já feitas pela Globo. Assim pode-se definir a abertura de “Por Amor”, grande sucesso de 1997. Com fotos de Regina e Gabriela Duarte, mães e filha na ficção e na vida real, a abertura explorava os laços maternais e o poder do amor de mãe.
Qual é a sua preferida? Conte nos comentários! 😉
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento