“Em Família” chega ao fim hoje. Que tal aproveitarmos para relembrar as aberturas marcantes das últimas novelas do nosso querido Maneco (Manoel Carlos)? 😀
2014 – Em Família
A tão anunciada novela que trazia a última Helena de Manoel Carlos entrou no ar disposta a beber em outra trama do autor. Desde as chamadas, já se percebia a semelhança com o pacote gráfico de “Páginas da Vida”, exibida em 2006. Os efeitos são praticamente os mesmos, com mudanças apenas nas cores. Embalada pela voz de Ana Carolina, o sucesso “Eu Sei Que Vou Te Amar”, clássico da trilha sonora de diversas novelas, a abertura foi criticada por ser extremamente parecida com um modelo disponível no site da Adobe. À época, a Globo declarou que a referência foi usada, mas não foi a única. De qualquer forma, a abertura é fraca por ser fria e extremamente tecnológica, além de fazer uma má distribuição dos créditos e usar uma tipologia feia visualmente. Mas ganha pontos pela bela voz de Ana Carolina. Um alento, já que nos últimos 8 meses tivemos que ouvir Daniel cantando “Vida, vida, vida”. Veja aqui.
2009 – Viver a Vida
Uma das aberturas de novelas mais criticadas de todos os tempos. Assim pode-se definir a abertura de “Viver a Vida”. Extremamente simples – apenas com uma linha dançando na tela – a criação não agradou aos telespectadores. Já na segunda semana de novela, algumas cenas da trama foram incorporadas à abertura. Na época, a Globo explicou que havia sido feita outra proposta para o autor e diretor, mas que Maneco preferiu a versão mais simples, por significar “a linha da vida” e por simbolizar que a abertura vai crescendo junto com a vida.
2006 – Páginas da Vida
Páginas da Vida também teve uma abertura extremamente simples, mas singela e muito agradável. Com a música Wave em versão instrumental, a peça mostrava uma folha que acompanhava vários cenas do dia a dia. Uma crônica diária, como as tramas de Maneco.
2003 – Mulheres Apaixonadas
A abertura de Mulheres Apaixonadas era formada por diversas fotografias enviadas pelos telespectadores. Na última semana, as fotos que ilustraram a abertura eram da equipe de produção da novela. Um sucesso marcante e inesquecível. Impossível não se apaixonar pela abertura.
2000 – Laços de Família
Primeiro a equipe da abertura captou cenas comuns do Leblon, bairro típico das tramas de Maneco. Depois, aplicou tons de aquarela na pós-produção. Tudo ao som de Corcovado, de Tom Jobim. Uma obra prima. Relembre aqui.
1997 – Por Amor
Uma das aberturas de novelas mais lindas já feitas pela Globo. Assim pode-se definir a abertura de “Por Amor”, grande sucesso de 1997. Com fotos de Regina e Gabriela Duarte, mães e filha na ficção e na vida real, a abertura explorava os laços maternais e o poder do amor de mãe.
Qual é a sua preferida? Conte nos comentários! 😉
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa