Aguinaldo Silva sempre foi um autor à frente do seu tempo. Sabendo das possibilidades da internet e das redes sociais, o autor se destacou lá no longínquo ano de 2007, quando escrevia a trama de Duas Caras. No antigo blog, ele promovia conversas com os internautas sobre os rumos da história de Marconi Ferraço (Dalton Vigh) e Maria Paula (Marjorie Estiano). Este colunista mesmo participou de várias conversas, entre elas da decisão do final de Duas Caras.
No blog, Aguinaldo também colocava cenas da novela, da escaleta (um esqueleto do capítulo, sem as falas dos personagens) e até a própria sinopse, além de fotos das gravações das cenas das novelas. A interação se manteve em Fina Estampa e também agora em Império, desta vez no site próprio do autor, o Aguinaldo Silva Digital. Além disso, Aguinaldo é ativo em redes sociais como o Twitter e o Facebook e frequentemente interage com os telespectadores.
A Globo, um pouco atrasada, só agora resolveu apostar na popularidade do autor de Império e levá-lo para o site da novela. Agora quem é fã da história pode se conectar com Aguinaldo Silva, diariamente, logo após o Jornal Nacional , na seção “Império no Ar” . Na área exclusiva, o público pode conferir os comentários de Aguinaldo, saber em primeira mão o que vai acontecer na trama e responder às perguntas do autor. “Quero saber o que essa turma acha da minha novela. Quero que eles se reconheçam no meu trabalho e que se considerem colaboradores dele”, afirma Aguinaldo Silva.
A estratégia não deixa de ser genial, uma vez que durante o horário eleitoral a audiência cai muito. Levando Aguinaldo para o site durante este período, a Globo espera o caminho inverso: após o término da propaganda eleitoral, levar o telespectador que estava no site interagindo com Aguinaldo a assistir a Império no ar.
Sintonizado e adepto do mundo digital, Silva acerta – e sai na frente – ao promover em seu blog e redes sociais uma conversa que se estende entre telespectadores. Ele entende, desde 2007, que a experiência de assistir à televisão não se limita mais ao método tradicional. E também que o termômetro para saber se uma novela “pegou” já não é mais apenas as conversas de supermercado, mas também as redes sociais. Vale a pena acompanhar o autor em seus canais digitais.
*texto original publicado em minha coluna semanal no caderno Viver Bem, em 31/08/2014.
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