Aqui no Sintonizando estamos sempre de olho na relação de TV + Redes Sociais. Prova disso são os posts que falam sobre o sucesso de “Avenida Brasil” e “MasterChef” na web, por exemplo.
Hoje, o blog traz as 5 novelas do Canal Viva que mais geraram buzz na web e receberam mais acessos no site do canal, dedicado à memória da televisão brasileira. Os dados atualizados consideram dezembro de 2013 a setembro de 2015* e são do Google Analytics e comprovam que o público (o Sintonizando inclusive) gosta mesmo de uma novela antiga.
*O Canal não realizava a medição oficial antes de 2013.
1-Malhação
A novelinha das 17h já teve várias temporadas exibidas no Viva. A próxima, com estreia marcada para outubro, é a de 2004, protagonizada pela Vagabanda.
2- Pedra Sobre Pedra
Exibida de 26 de janeiro a 22 de agosto de 2015, a novela de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, mostrou a saga dos Pilar e dos Batista.
3- História de Amor
Escrita por Manoel Carlos, “História de Amor” trouxe Regina Duarte pela primeira vez encarnando a personagem Helena e foi exibida de 10 de março a 8 de novembro de 2014.
4- A Viagem
O drama kardecista de Ivani Ribeiro é recorde de audiência no horário das 19h até hoje e fez sucesso em todas as exibição na tevê aberta (tendo sido reexibida duas vezes na faixa do “Vale a Pena Ver de Novo”). No Viva, não foi diferente. A trama foi ao ar entre 14 de julho de 2014 e 23 de janeiro de 2015.
5-O Dono do Mundo
A novela de Gilberto Braga se tornou um cult na internet. Exibida originalmente em 1991, a trama foi rejeitada pelo público conservador por causa da temática. No Viva, fez sucesso na TV e nas redes sociais, quando foi exibida, de 27 de outubro de 2014 a 12 de junho de 2015.
De acordo com a assessoria do Canal Viva, todas as novelas citadas acima tiveram elevadas taxas de engajamento nas redes sociais, inclusive estimularam ações de segunda tela no Twitter (comentários durante a exibição) e levaram as hashtags oficiais para Trending Topics, principalmente em épocas de estreias e retas finais.
Essas manifestações dos internautas são exatamente os elementos considerados pelo canal na “medição” da repercussão das novelas e demais atrações em exibição. Entre eles: comentários com a hashtag no Twitter, acessos ao site através das redes sociais, curtidas no Facebook, etc.
Resta saber se as próximas atrações do Canal (há boatos que “Mulheres de Areia”, de Ivani Ribeiro, mesmo autora de “A Viagem” deve ser reprisada em breve) vão desbancar esse top 5, formado por tramas dos anos 90.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura