Alô, alô, planeta Terra chamando! Quem foi criança nos anos 90 certamente se lembra dessa fala de Lucas Silva e Silva no programa “Mundo da Lua”, exibido na TV Cultura e cujos episódios remasterizados voltam à tela da Cultura a partir do dia 30. Pois esse clássico dos anos 90 ganhou um documentário pelas mãos de Vinícius Sobrinho, aluno de Rádio e TV da Universidade São Judas, e de seus amigos Bruna Franco, Briza Senedez, Diogo Moreira, Jéssica Silva, Joyve Orlandeli, Mayara Gumauskas e Vinícius Miguel.
Fãs pedem pelas redes sociais a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum em Curitiba
As 5 novelas do Canal Viva que mais bombaram na web
Ao Sintonizando, Vinícius contou que a ideia surgiu quando o grupo sentou para discutir qual seria o tema do documentário deles. “Metade do meu grupo trabalhou com estagiário da Cultura, então sabíamos da exposição do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ e descobrimos que fizeram um documentário a respeito, chamado ‘Desconstruindo o Castelo’, então resolvemos desconstruir os bastidores da série ‘Mundo da Lua'”, conta ele, que também é fã e conheceu o programa pelas reprises.
Produção
O ator Antonio Fagundes entrou em contato com o grupo para saber do documentário e agendou ele mesmo o dia e horário da entrevista, chegando quinze minutos antes do combinado. “O Flávio de Souza (criador) foi ótimo. Nos recebeu na casa dele, em Curitiba, num domingo de páscoa. Ele estava com o filho dele, o Teodoro, o bebê do “Mundo da Lua”. Quando o Teodoro me recebeu, eu disse: Nossa, então você é o bebê do “Mundo da lua”? E e ele riu dizendo que ninguém até então o reconhecia assim”, conta. “Uma das coisas que foi muito gratificante, foi conseguir reunir todos eles novamente, de certa maneira, para relembrar esse trabalho tão bonito”, comemora Vinícius.
Como o programa marcou a infância de muitas pessoas, a equipe tem recebido diversas mensagens no Facebook, questionando se haverá exibições em todos os lugares do país. Por enquanto, isso está restrito a São Paulo com estreia em 15/10 no Cine MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, mas a ideia é ampliar o círculo e o debate. “Nosso objetivo é fazer exibições públicas, abrir rodadas de pergunta, justamente para aproveitar o momento do #EuQueroACulturaViva, que o próprio Luciano Amaral mobilizou nas redes sociais; queremos debater sobre a boa produção da Cultura, e fazer isso, é uma forma de gratidão de tenho como telespectador e aprendiz da casa. Estamos recebendo convites para exibições e só lançamos no YouTube no fim do ano“, conta Vinícius, que promete que o público vai se divertir novamente com o ator Luciano Amaral reinterpretando Lucas Silva e Silva e conhecer curiosidades sobre os episódios, escolha dos atores e situações engraçadas das gravações.
Confira o teaser divulgado: