Setembro é mês de comemoração para a televisão brasileira. No dia 18, a TV comemora 65 anos e a Associação Pró-TV, formada pela atriz Vida Alves, vai promover um grande evento no dia 19 em São Paulo. Na comemoração dos 20 anos da Pró-TV também será lançado o livro “Gabus Mendes – Grandes Mestres do Rádio e da Televisão”, escrito pelo jornalista e pesquisador Elmo Francfort, sobre a trajetória do pioneiro Cassiano Gabus Mendes e seu pai, Octavio Gabus Mendes.
Na semana que passou, outro livro – indispensável para quem ama e quer estudar a história da TV – foi relançado, após 24 anos. Trata-se de “O campeão de audiência”, autobiografia de Walter Clark, um dos criadores do Padrão Globo de Qualidade, e fundamental para o sucesso da Globo. O best seller ficou esgotado por muitos anos – eu mesmo confesso que tentava há mais de 12 anos conseguir o livro, sem sucesso – e conta a trajetória de Clark como pioneiro da TV. Antes de chegar à Globo, ele passou pela TV Rio.
Em 1991, seis anos antes de falecer, Clark contou com o apoio do icônico jornalista Gabriel Priolli para escrever sua biografia. Em “O campeão de audiência – uma autobiografia” reeditada e relançada agora pela Summus Editorial, Clark se expõe sem autocensura e desvenda os meandros da comunicação na TV – tornando-se mais uma leitura imperdível para quem é apaixonado pelo meio e somando-se às obras “O Circo Eletrônico – Fazendo TV no Brasil”, de Daniel Filho, “O Livro do Boni”, do ex-todo poderoso da Globo, e “Meu capítulo na TV Globo”, de Joe Wallach.
Viciado em poder, Clark sofreu de depressão ao se desligar da TV e, no posfácio incluído na nova edição, o jornalista Gabriel Priolli descreve o que se passou do final do livro, em 1991, até a morte de Clark, em 1997.
O livro chega às lojas na semana que vem pelo preço de R$ 49,90.