Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

O poder de Nero

Sucesso de público e crítica como o comendador José Alfredo, Nero é cotado para protagonizar outra novela das nove na Globo. (Foto: Globo/João Miguel Júnior) (Foto: )

Nos tempos da comunicação instantânea fica cada vez mais difícil esconder os desfechos de uma novela. Mesmo enviando partes do capítulo em branco à produção da novela, alguns finais dos personagens já circulavam pelos sites de entretenimento apenas meia hora depois da entrega do script. Foi assim que ficamos sabendo, por exemplo, que o Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) deve morrer no último capítulo, que será exibido nesta sexta-feira. Fotos das atrizes Leandra Leal, Andreia Horta, Lilia Cabaral e Marina Ruy Barbosa – todas de preto – reforçam a tese de que o protagonista deve mesmo morrer e suas cinzas atiradas do Monte Roraima.

Sucesso de público e crítica como o comendador José Alfredo, Nero é cotado para protagonizar outra novela das nove na Globo. (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Sucesso de público e crítica como o comendador José Alfredo, público não gosta do final em que o personagem morre e protesta nas redes sociais. (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Mas o autor Aguinaldo Silva não contava com o poder de Nero. Ele, que incendiou a audiência da novela na televisão, nas conversas e também nas redes sociais, gerou uma manifestação que acabou chegando aos ouvidos do autor. O público não quer a morte de Zé Alfredo. Assim como o público não queria a morte de Carlão, em “Pecado Capital”, de 1975. E a “culpa” dessa comoção, é claro, é do Alexandre Nero e de sua brilhante atuação ao longo desses meses de “Império”.

Em entrevista ao jornal Extra, Aguinaldo Silva declarou que pode repensar o final. “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que eu cedo à pressão popular sim, e mudo o final da novela… Tanto que, além daquele que foi divulgado (Zé Alfredo morre após levar um tiro de Fabrício Melgaço, identidade secreta de José Pedro, interpretado por Caio Blat), existem outros dois, que estão guardados no meu cofre e que só sairão dele na hora de ser gravados no maior segredo. Todos os que participarem das gravações, inclusive os atores, terão que assinar um compromisso de absoluta confidencialidade. Assim, o comendador morre,mas… Será que ele morre mesmo?”, disse o autor à coluna.

Há boatos de que o diretor de núcleo da novela, Rogério Gomes, o Papinha, teria recebido finais alternativos do autor. Resta aguardar e esperar até sexta-feira. Aliás, o desfecho prometer ter quase 2h de duração.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros