A Band deu um show de case de TV Social (TV+Redes Sociais) na final da segunda temporada do “MasterChef” exibida ontem à noite. O programa, que conquistou o Twitter, e bateu recorde de interação atrás de recorde, chegou a marca inédita de mais de 1,8 milhão menções, que geraram 65,6 milhões de impressões. No total, a segunda temporada registrou quase 340 milhões de impressões durante as exibições do MasterChef.
Para presentear o público, que criou muitos memes divertidos e deixou a experiência de acompanhar a atração muito mais proveitosa, a Band decidiu inovar – provavelmente um case único no mundo todo -e anunciou primeiro no perfil oficial MasterChefBR o resultado da segunda temporada, e só alguns segundos depois, na TV.
Para tudo! A @TIMBrasil tem a honra de anunciar que o troféu do #MasterChefBR vai para a Izabel! Parabéns! \o/\o/\o/ pic.twitter.com/VPYGj8onv8
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) September 16, 2015
Ao “Jornal da Noite”, Ana Paula Padrão comentou que foi uma maneira de retribuir a participação tão ativa e criativa dos telespectadores. Será que no ano que vem o troféu do MasterChef Brasil vai trazer o símbolo do Twitter em homenagem a esses telespectadores? É uma ideia… A ação criativa serviu para deixar em segundo plano as críticas que o programa sofreu por repetir os figurinos da semifinal e não explicar que havia partes gravadas e ao vivo. Confira o que rolou na cobertura em tempo real realizada pela Gazeta do Povo
me fez rir muito pic.twitter.com/dMddyu3R5O
— Paola Carosella (@PaolaCarosella) July 8, 2015
Memes conquistaram inclusive os jurados
Mas esse fenômeno nas redes sociais tem explicação? Há algumas. O pesquisador francês DominiqueWolton falava na obra “Elogio do Grande Público”, que o telespectador é crítico, ativo e deseja ser ouvido. Para o diretor de tevê do Twitter Brasil, Sergio Floris, “o programa é referência para todas as outras edições nos mercado nos quais temos presença. No Brasil, a atração soube aproveitar a interatividade que uma plataforma pública e sem filtro como o Twitter oferece, fidelizando a audiência a cada episódio”. Rosana Hermann, que participava da final ao vivo ontem junto com outras personalidades da internet e uma autoridade no assunto, me respondeu pela redes social: “o programa de TV tem que ser interativo, o povo quer remixar seu conteúdo ao da tv“.
É verdade. Ponto para a Band que acertou ao levar o Twitter como protagonista na final e quebrou paradigmas ao comprovar que a audiência não corresponde apenas aos (poucos) domícilios medidos pelo Ibope. Resta saber se as outras emissoras vão saber entender o recado que vem das redes sociais e compreender que o público está querendo participar e fazer parte das atrações da TV.
Relembre a cobertura que o Sintonizando fez sobre o MasterChef: