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A nova cara do VIVA.
A nova cara do VIVA.| Foto:

Parece que foi ontem, mas para a felicidade dos noveleiros de plantão, o VIVA completa quatro anos no ar em maio e, para celebrar, apresentou nova identidade visual no dia 18. Inspirada na assinatura “VIVA, As Melhores Surpresas”, as mudanças englobaram logomarca, animações gráficas e sonoplastia das vinhetas da programação. Desde o dia 18, o conteúdo do canal também pode ser conferido em alta definição. O VIVA HD exibe na íntegra toda a programação SD, desde as novelas e atrações das décadas passadas, até as produções e coproduções atuais.

A nova cara do VIVA.

A nova cara do VIVA.

Uma das principais motivações para o rebrand da marca foi a necessidade de modernizá-la e adequar-se ao público-alvo do canal, que se tornou mais abrangente desde 2010. “Ao longo de quatro anos, o canal conquistou uma audiência mais extensa do que aquela planejada no início. Na estreia do VIVA, o target em vista era formado principalmente por  mulheres a partir dos 35 anos, mas logo a programação mostrou-se com apelo para ambos os sexos, num fino equilíbrio. Como efeito, também recuamos a faixa etária para 25 anos ou mais. A identidade visual, portanto, deveria refletir esta evolução sem ferir a percepção do público cativo”, explica Fernando Schiavo, gerente de marketing.

Para abandonar a imagem exclusivamente feminina, Manuel Falcão, gerente de criação de arte da Globosat, responsável pelo desenvolvimento do novo on air do VIVA, trabalhou a valorização do vintage e a ressignificação do acervo, combinados à programação, criando uma imagem única, forte e atual. “Isto nos possibilitou adotar uma linguagem mais alegre e pop baseada no retrô”.

A assinatura “VIVA, As Melhores Surpresas” remete à programação do canal, que possibilita o assinante relembrar, ou simplesmente assistir pela primeira vez, novelas, minisséries, humorísticos, reality shows e seriados que fazem parte da memória afetiva do brasileiro.

#CanalViva

O Sintonizando conversou com exclusividade com Fernando Schiavo, diretor de marketing do canal, sobre o sucesso do canal nas redes sociais e como o Viva passou a adotar hashtags oficiais para seus programas.

FERNANDO ALBERTO SCHIAVO NETO

Sintonizando: Como o Viva percebe o sucesso do canal nas redes sociais?

Fernando Schiavo:  O VIVA é um grande fenômeno nas redes sociais. Percebemos a força da marca logo no primeiro ano de vida do canal, com a exibição da novela ‘Vale Tudo’.  E desde então, muitos outros programas, de tão mencionados no Twitter, entraram para o Trending Topics Brasil. Podemos destacar os clássicos: ‘Globo de Ouro’, ‘Anjo Mau’, ‘Dancin’ Days’, entre outros que estão na lista dos mais citados.

A página no Facebook é mais um valioso meio de comunicação entre o VIVA e seus fãs. Nesse ambiente, o canal promove não apenas a sua programação, como conteúdos relacionados ao universo que habita: a memória afetiva, o passado, o retrô.

Com o advento dessas novas formas de se relacionar, o público passou a participar e comentar mais ativamente o que está assistindo na TV. Para o VIVA, essa repercussão é um termômetro, uma maneira de sabermos o que agrada ou não a audiência. Prova disso é que fizemos uma votação aberta para a escolha da novela exibida à meia-noite, que trouxe ‘Água Viva’ de volta.

Sintonizando: Quando e como o Viva passou a adotar hashtags oficias para os seus programas?

Fernando: Utilizamos as hashtags em dois momentos: durante a exibição das novelas e do ‘Cassino do Chacrinha’, e nos posts publicados nas mídias sociais do VIVA. O objetivo é estimular que o público utilize esse recurso quando comentar o conteúdo, com isso conseguimos mensurar a popularidade da programação e, de quebra, nos destacarmos entre os assuntos mais mencionados na rede.

Ex: usamos #HistóriaDeAmorNoVIVA no Facebook ou Twitter e um fã escreve: “@CanalVIVA, sou fã de #HistóriaDeAmorNoVIVA!”.

O live tweet, ação que promove a interatividade durante a exibição do programa, é também um excelente mecanismo para nos relacionarmos com os assinantes e eles se engajarem cada vez mais. Por exemplo: o VIVA comenta uma cena que está acontecendo em tempo real e os seguidores respondem. Essa troca de informação se desenrola à medida que o capítulo vai acontecendo.

Vida longa ao Viva, esta fonte inesgotável de prazer a noveleiros como eu! 😀 

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