Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Social TV ganha medição oficial na América Latina

Assistir televisão sempre foi uma experiência em grupo. Nos primórdios, existiam os ‘televizinhos’, aqueles que, “sem querer querendo”, agrupavam-se da janela do vizinho – sortudo! – que possuía uma TV em casa. Mais tarde, com a popularização do aparelho doméstico, passamos a assistir a programação em família e com amigos. Nos anos 2010, essa experiência ganhou um capítulo novo e deu frescor e anos de vida à “senhora” televisão. Passamos a assistir televisão em grupo…nas redes sociais e unidos por #hashtags! E tudo ficou mais divertido e animado. Quem não lembra do #OiOiOi twittado sempre que a abertura de “Avenida Brasil” entrava no ar?

social tv

Medição de audiência nas redes sociais ganha ferramenta oficial na América Latina (Foto: http://newrisingmedia.com/)

Pois bem! Esse fenômeno ganhou até nome nos Estados Unidos: foi chamado de ‘Social TV’. A união das redes sociais com a televisão. E séries que não iam tão bem das pernas da audiência tradicional, acabaram sendo renovadas por causa do seu “buzz social”, isto é, sua audiência nas redes sociais. Por lá, a discussão já está mais avançada, claro. Já se sabe que a audiência “tradicional” – a medida “ao vivo” – não correspondente mais à realidade. Por isso, por lá, o ibope das redes sociais já é mensurado.

Por aqui, até então, não tínhamos nenhuma ferramenta específica “oficial” concebida para esse fim, apenas start ups que nasceram com esse objetivo, como a Qual Canal e a Klug TV. Mas, no dia de hoje, a Social TV ganhou um novo capítulo no Brasil, para a nossa alegria! =D

O IBOPE Media anunciou uma parceria estratégica com o Twitter para criar o “IBOPE Twitter TV Ratings” (ITTR), um conjunto de soluções que vai fornecer a anunciantes e emissoras na América Latina uma métrica padrão baseada inteiramente nos dados do Twitter. Quando estiver totalmente desenvolvido, esse conjunto de soluções vai ajudar a medir o total de atividades e alcance ao vivo de conversas relacionadas à TV no Twitter. O Twitter diz que está animado, pois com mais dados para informar a programação, os telespectadores no Brasil e por toda a região serão beneficiados com uma experiência de assistir TV ainda mais rica e social.

Agora, é esperar que as emissoras façam bom uso dessa nova métrica de se medir audiência e entendam que a experiência de assistir televisão já não se limita mais apenas a audiência tradicional do “ver ao vivo” medida apenas em alguns lares. 😉

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.