Cada videogame deve ter seu simulador de corrida exclusivo. Essa é a regra. O Playstation 3 tem em sua biblioteca Gran Turismo 5, considerado o jogo mais realista já feito. A Microsoft, que precisava acelerar para tentar tirar a vantagem do concorrente, apresentou recentemente Forza Motorsport 4, franquia que se diferencia pelas comunidades de personalização de carros virtuais e é exclusivo para Xbox 360. A briga pela liderança no campeonato do mais bem acabado simulador entre os dois consoles empatou.
Não se pode afirmar com toda a certeza que Forza 4 é melhor que GT5, mas sem sombras de dúvidas é o melhor jogo de corrida disponível hoje para o Xbox 360. Evoluiu muito em relação ao seu antecessor em quase todos os aspectos. Tecnicamente, os veículos ganharam um polimento gráfico invejável. A física de colisão também sofreu melhoras. Os modos on-line estão mais divertidos, o que deve ampliar ainda mais a comunidade de customização, com direito a eventos virtuais para desfilar os bólidos autorais.
Ao todo, são cerca de 500 carros de mais de 80 fabricantes. Estão disponíveis modelos clássicos, como Lexus SC300 e Tesla Roadster Sport. A garagem pode ser ainda ampliada com a compra do pacote extra “American Muscle”, via Xbox Live, que traz os históricos Pontiac GTO 1965, Shelby GT500 428CJ 1969, Dodge Cornet W023 1967 entre outros. Como padrão, diversas pistas reconhecidas mundialmente podem ser usadas para acelerar as máquinas. As principais pistas de corrida do mundo, como Nurburgring, Suzuka e Hockeinhein estão lá, mas faltaram alguns circuitos importantes, como SPA-Francorchamps e Monza.
E qual a melhor maneira para passar um bom tempo curtindo o ronco dos motores? Para este colunista continua sendo o bom e velho joystick, mesmo havendo soluções específicas para simular volantes, pedais e câmbio. Mas para os desenvolvedores da Turn 10 Studios existe uma maneira melhor: eliminar os controles físicos para tentar controlar o carro apenas com gestos. A experiência é interessante, mas segurar um volante imaginário sentado na poltrona do sofá torna a jogatina bem mais cansativa (e um pouco ridícula, é verdade).
Além de controlar a direção, o Kinect permite ao jogador explorar os detalhes do carro dando uma voltinha na sala de estar, no melhor estilo realidade aumentada. No showroom virtual pode-se abrir portas e examinar os detalhes de cada veículo por diversos ângulos. As descrições são muito bem detalhadas e legendadas, o que deve agradar aos amantes do automobilismo. O Kinect também faz um rastreamento da cabeça do jogador, que poderá ter a visão na tela ampliada apenas movimentando a cabeça para os lados. Interessante, mas ainda precisa de melhorias, já que os olhos tendem a acompanhar o movimento, o que tira a televisão do foco principal.
Depois de treinar na campanha principal, Forza 4 oferece um universo gigantesco on-line. Quando conectado, abre-se a possibilidade de participar de clubes de carros, nos quais amigos podem formam equipes, personalizar os veículos e realizar disputas para até 16 jogadores. De bônus, o jogo é repleto de conteúdo do mais conhecido programa de automobilismo, o Top Gear, com narração de Jeremy Clarkson. Uns dos poucos defeitos presentes são pequenas falhas de localização para o português, com tentativas confusas de traduzir termos técnicos amplamente conhecidos.
* Texto publicado no caderno de Tecnologia da Gazeta do Povo
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