O jornal espanhol El Pais trouxe neste mês uma extensa reportagem com especialistas que dão dicas de como os pais podem usar os jogos eletrônicos para se aproximar ainda mais de seus filhos. O principal conselho é taxativo: jogue com seu filho. “O Wii conseguiu algo revolucionário ao levar os videogames, pela primeira vez, à sala de estar. O console saiu do reduto dos quartos dos filhos para ganhar a compreensão de uma geração que via os videogames como algo incompreensível. As vantagens são muitas, mas a principal é que eles não estão mais jogando sozinhos”, sugere a reportagem.
Um dos entrevistados, Ben Kuchera, responsável pelo site Arstechnica, elaborou uma extensa lista de conselhos. “Se você não jogar, os videogames poderão parecer intimidadores, não entenderá como funciona e o joystick parecerá muito complicado”, explica. Isto poderia causar um afastamento, ainda mais se for adotada a recorrente atitude de pais que não entendem este tipo de diversão: a proibição.
Caroline Knorr, do site Common Sense Media, aconselha os pais a se manterem informados para conseguir manter o diálogo com os pequenos. “Isso ajuda a ter confiança”. Jogar junto, segundo ela, também ajudará a entender melhor os gostos e preferências dos filhos e será mais uma porta para ensinar valores: “Compre jogos com referência nos valores que sua família crê e que permita realizar atividades coletivas e educacionais”.
Como a direita se organiza para pautar a segurança pública na eleição de 2026
Veterano dos EUA que resgatou María Corina diz que é difícil tirar Maduro vivo da Venezuela
Tarcísio aplaude Moraes, sorri para Lula e reforça perfil moderado ao lado de Nunes
Motta isola governo e oposição para manter o controle da Câmara