A polêmica urbana de momento em Curitiba é sobre a implementação de ciclofaixas e a inclusão da bicicleta, oficialmente, como forma de transporte eficiente e viável no trânsito curitibano.

CARREGANDO :)

Dou apoio total e também já tive tempos em que me deslocava de magrela pelas ruas da cidade. Hoje sou pedestre. Mas faço aqui um protesto contra esses “pilotos” de bicicleta.

Em muito eles lembram os motoqueiros malucos que anarquizam o trânsito da maioria das cidades. Só que são ainda piores. Não respeitam faixas, não respeitam as leis de trânsito, andam pelas calçadas e pelo calçadão, não respeitam o pedestre, andam na contra-mão. Resumindo, se acham o máximo e imunes à boa convivência urbana. Assim como muitos motoristas de carro e pilotos de moto, esses “pilotos” de magrela estão pouco se lixando com o próximo.

Publicidade

É claro que daqui a pouco muita gente vai escrever dizendo que as magrelas também não são respeitadas, que os bicicleteiros só andam nas calçadas porque não há espaço nas ruas e outras desculpas. Mas não há desculpa contra a incivilidade, a total individualidade e a falta de gentileza de grande parte – e bota grande nisso – desses imprudentes “pilotos” de magrela.

Talvez a inclusão das bicicletas no trânsito de Curitiba – já previsto no Código Nacional de Trânsito – tenha de passar pela carteira nacional de habilitação para os bicicleteiros, com respectivos cursos de direção defensiva e conhecimento e obediência às leis e, principalmente, de gentileza e compartilhamento de espaço com os pedestres. Hoje, os bicicleteiros fazem com os pedestres o mesmo que reclamam que os carros fazem com eles nas ruas.

Ah, sim, e também será necessário implantar a multa para os “pilotos” de bicicletas.

E você, o que acha disso?