• Carregando...
Cadê a música paranaense nas rádios do Paraná?
| Foto:

Coisa mais difícil é ouvir música paranaense nas rádios do Paraná. Pense co­­migo: qual é a probabilidade de você ligar uma rádio, qualquer uma, no carro ou na sala de casa, e ouvir música de alguém li­­gado ao Paraná? Sim, sei que temos iniciativas louváveis, como o projeto Acústico Mundo Livre, que acaba de completar um ano levando bandas do estado a fazer shows e gravar no estilo unplugged (acústico). E otras cositas parecidas. Mas e na programação normal? Já que toquei nesse assunto, falo de mais uma iniciativa de rádio em que po­­­demos ouvir música paranaense.

A Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) promove um festival nacional de música. Um momento único para você ouvir o que normalmente não toca nas emissoras nacionais. Está ainda nas etapas regionais.

Aqui, no Paraná, já foram pré-selecionadas 20 composições que estão concorrendo e quem vota é o público. As concorrentes estão sendo veiculadas nas programações das rádios UEL FM (da Univer­­sidade Estadual de Londrina) e UEM FM (da Universidade Estadual de Maringá) – não sei dizer o porquê da Rádio Educativa do Paraná não ter entrado no festival; mistérios da administração estadual.

Mas as músicas podem ser conferidas pela internet, pelo site da UEL FM, você pode ouvi-las e votar na que achar melhor. Como está explicado no site: “O voto do ouvinte corresponderá ao voto de um jurado e poderá ser registrado no site até o dia 25 de setembro. Depois disso, a comissão julgadora definirá as duas finalistas que irão para a etapa nacional. A votação do ouvinte permite apenas um voto por pessoa em cada música. A divulgação do resultado final será no dia 1.º de outubro, a partir das 14 horas no site e na programação das duas emissoras.”

Veja só o que tem por lá:

Londrina

“A Coroa do Meu Rei – O Chapéu do Meu Avô”, de Bernardo Pellegrini.

“Baião da Terra”, música instrumental do Farofa Duo (Leopoldo Nantes e Tiago Mayer).

“La Calle Esmeralda”, música instrumental de Gilberto de Queiroz.

“Fatos Verídicos – Pesadelo Atual”, de Jefferson J.P.Lessa.

“Por Amor”, de Alquimides Daera.

“Sarau – A Cor da Onça”, de Fernando Londrina, Edu Batistela, Júnior Guitar e Mauro Albert.

“Sou Brasil”, de Arthur Santana.

“Sua Pessoa”, de Indayana Oliveira.

“Vertigem”, de Rodrigo Garcia Lopes.

Curitiba

“A Redenção da Bicicleta”, da banda Nuvens (Rafael Moraes).

“Bicho Solto” e “Prece”, ambas de Karyme Hass.

“Máquina Fria”, do grupo Maxixe Machine (Luiz Antônio Ferreira).

Cambé

“Avião”, de Gabriel Feijó e Colher de Chá.

“Caboclo Sou Eu”, de Reinaldo Assumpção.

Maringá

“Deolindo’s”, de Rakelly Calliari e André Gião

“Picadeiro Encantado”, de André Jean Amentt

Apucarana

“Imagens do Inconsciente”, da banda A Lei (Alexsandro Alves de Oliveira).

Ibiporã

“Samba Maior”, de Sebastião Martins.

Mandaguari

“Sem Estresse”, de Mauro Ramos.

Não quero influenciar ninguém, por isso não dou o meu voto, mas há músicas muito boas, que merecem entrar na programação normal de qualquer rádio do Paraná, não por serem paranaenses, mas porque, repito, são boas.

Divulgação
O percussionista curitibano Ricardo Janotto lança disco novo na Europa

Tambores pela Europa

O percussionista curitibano Ricardo Janotto (que, anteriormente, adotava o nome de Ricardo Ô Rosinha) viaja para a Europa, onde lançará o disco Tambor de Casa, que tem 17 ritmos do caldeirão musical brasileiro. Durante dois meses, ele fará shows e oficinas de ritmos brasileiros para os músicos europeus.

A turnê tem confirmadas apresentações na Holanda (Amsterdã), Itália (Milão e Roma), Portugal (Porto e Lisboa) e Croácia (Zagreb). Janotto também participará do lançamento de dois álbuns na Itália. O primeiro será em Milão, no lançamento do CD NUbraz, do cantor e compositor Emmanuelle Gucci, que gravou uma musica de sua autoria. Depois, em Roma, participa do show de lançamento do disco Sala Íntima, da cantora italiana Lisa Maroni, gravado e produzido por ele em Curitiba. Boa viagem e boa sorte.

Novidades

Chega o segundo semestre e com eles os novos trabalhos dos artistas locais. Semana que vem eu conto o que algumas das bandas estão lançando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]